anuncie

Mãe faz vídeo e relata descaso em cemitério de Porto Velho: "não devem ser esquecidos"

Por Virtual Rondônia em 11/01/2023 às 09:19:24
Famílias dizem que o local é alvo de furto e não tem a limpeza adequada: "muito mato". Em nota, Semusb nega cobrar taxa para manutenção em cemitério. Mãe relata descaso em cemitério de Porto Velho: "Não devem ser esquecidos"

A filha mais nova de Leonice Soares morreu em 2016 e foi enterrada no cemitério municipal Santo Antônio, em Porto Velho. A família tem a rotina de visitar o túmulo e no local, tem encontrado mato e falta de segurança.

Ao g1, a prefeitura da capital, por meio de nota, negou cobrar taxa mensal e disse que há limpeza e segurança no cemitério da capital.

No último domingo (8), Leonice relatou que o pai da jovem fez uma visita ao túmulo, mas ficou surpreendido pela quantidade de mato que estava cobrindo o jazigo.

"Ele fez um vídeo e me mandou. Fiquei tão triste, pois tem muito mato cobrindo a sepultura da minha filha. A gente paga uma taxa para prefeitura cuidar do local, mas o que estamos vendo é um descaso e falta de respeito. Não é porque ela morreu que deve ser esquecida como se não fosse nada", lamenta.

Além da falta da limpeza, Leonice pontua que teve objetos furtados do túmulo da filha.

"Tinha uma foto da minha filha numa 'urnazinha' que ficava em cima do túmulo, agora essa urna não está mais lá. Há a questão da falta de segurança", pontuou.

Urna que ficava a foto da filha de Leonice, segundo ela, foi furtada

Leonice Soares/arquivo pessoal

Um outro familiar, que não quis se identificar, disse que precisou pagar uma pessoa para limpar o túmulo.

"O cemitério tá tudo abandonado. Eles me disseram que tem que cuidar e limpar lá. Precisei pagar um rapaz para dar uma limpada lá", diz.

O que diz a Prefeitura

Ao g1, a prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), informou que há o cuidado do local quanto a limpeza e também disponibiliza pessoas para fazer a segurança no local.

Destacou que no período chuvoso, o "mato cresce com mais rapidez" e que a limpeza dos túmulos e jazigos é de responsabilidade dos familiares.

Em nota, a pasta negou que há pagamento de taxa de manutenção, mas que há um valor cobrado ao que se trata de construção de túmulos, gavetas ou jazigos.

Leia a nota na íntegra:

"De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), a família não paga taxa de manutenção. A taxa é paga quando vai ter construção de túmulos, gavetas ou jazigos.

O cemitério Santo Antônio, com uma extensão de quase 300 mil metros quadrados, conta com um cronograma de limpeza, porém, no período chuvoso, o mato cresce com mais rapidez. Além disso, é importante ressaltar que a limpeza dos túmulos e jazigos é de responsabilidade dos familiares.

Além dos mutirões realizados no cemitério, o local conta com equipe fixa que se reveza para manter o local limpo.

Já em relação à segurança, o local conta com o segurança patrimonial (agente administrativo) e segurança particular para a sede administrativa

Ademais, pedimos, por gentileza, que ao relatar sobre a segurança, seja identificado o fato mencionado pela denunciante, para apurarmos."

Fonte: G1 RO

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui