Rudi Garcia vê semelhança nos dois casos no tocante a desenvolvimento do futebol nos países O técnico Rudi Garcia comparou a chegada de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita à transferência de Pelé para os Estados Unidos na década de 1970. Para o treinador francês, CR7 ter deixado a Europa para atuar no Oriente Médio é algo semelhante de quando o maior jogador de futebol da história defendeu o New York Cosmos de 1975 a 1977.
+ Técnico do Al Nassr reclama de amistoso e projeta estreia de Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo no Al Nassr e Pelé no New York Cosmos
REUTERS/Ahmed Yosri; Getty/Focus On Sport
- Se eu puder fazer um comparativo sobre o Cristiano, acho que parece um pouco com a chegada de Pelé aos Estados Unidos na sua época, algo notavelmente para o desenvolvimento do futebol, do esporte e da cultura na Arábia Saudita - opinou o treinador do Al Nassr, em entrevista ao jornal francês "L'Équipe".
Depois de décadas no Santos, Pelé assinou com o NY Cosmos quando tinha 35 anos de idade, no fim da carreira, cinco anos depois do tricampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970. O brasileiro foi essencial para o crescimento do futebol nos Estados Unidos, o maior mercado do mundo, e se tornou um fenômeno de marketing.
+ New York Cosmos: veja o legado do Rei Pelé nos Estados Unidos
Cristiano Ronaldo completa 38 anos no dia 5 de fevereiro e também foi se aventurar numa liga de menor expressão, atraído por um contrato de cerca de 200 milhões de euros (R$ 1,1 milhão) por ano. Cinco vezes eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa, o português fez explodir as redes sociais do Al Nassr desde que teve sua contratação anunciada, no fim de dezembro. Por exemplo, o clube saudita saiu de 800 mil para mais de 11 milhões de seguidores no Instagram.
- Com grandes jogadores, é sempre mais fácil de trabalhar. É coisa de doido como colocou os holofotes sobre o nosso clube. Agora, todo mundo no mundo inteiro sabe onde está o Al Nassr. O Ronaldo trouxe um número inacreditável de seguidores. Vai além de jogar futebol - apontou Rudi Garcia.
+ Cristiano Ronaldo: "Vir para Arábia Saudita não é o fim da minha carreira"
+ Cristiano Ronaldo se hospeda em luxuosa suíte de dois andares na Arábia Saudita
+ Novo técnico de Portugal planeja conversa com Cristiano Ronaldo: "Merece respeito"
Cristiano Ronaldo deve fazer sua estreia no Al Nassr no dia 22 de janeiro, contra o Al Shabab, pela Liga Saudita, conforme o treinador antecipou ao L'Équipe. O português demorou para ser inscrito devido ao clube ter excedido o limite de estrangeiros, mas a situação teria se resolvido pelo camaronês Aboubakar estar de saída, segundo a imprensa internacional. Uma suspensão de dois jogos originalmente imposta pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA) também contribuiu para manter CR7 fora de ação.