Jogador ficou dez anos vinculado ao clube paulista, mas só fez um jogo no time principal O Cruzeiro está ativo no mercado para reformular o elenco campeão da Série B e busca não só jogadores experientes, mas também algumas apostas. E quem se encaixa nesse quesito é Rafael Bilu, atacante de 23 anos que disputou a Série B pelo Criciúma e fez toda sua formação na base do Corinthians.
Cruzeiro oficializa contratação de Rafael Bilu
+ Notícias do Cruzeiro
+ Contratações do Cruzeiro: veja quem chega e quem sai para 2023
Em função de uma grave lesão sofrida no joelho, ano passado, o atacante chega ao Cruzeiro com contrato apenas até o início de julho. Se cumprir metas, renovará o vínculo. A expectativa do clube e de Rafael Bilu é de que ele tenha o desempenho que chamou atenção na base do Corinthians.
Natural de Capão Redondo, periferia de São Paulo, Bilu chegou ao Corinthians em 2010. Aos 11 anos, ingressou no clube através de uma “peneira” com mais de 600 participantes. O meia-atacante esteve na lista final com 30 aprovados.
Rafael Bilu, jogador do Corinthians
Ag.Corinthians
Por lá fez toda a formação, foi campeão mundial sub-17 - junto de Pedrinho, meia do Atlético-MG - e chamou atenção na equipe sub-20, com gols importantes na Copa São Paulo e no Campeonato Paulista Júnior de 2018. Desempenhou que o credenciou a assinar contrato de quatro anos e a entrar no radar para ser aproveitado no time profissional.
Naquele ano, aos 19 de idade, Bilu foi chamado por Jair Ventura para um papo, falou como gostava de jogar e o que pretendia para a carreira.
- Disse a ele que gostaria de jogar aberto, na extrema direita, ou talvez pelo meio, onde já joguei. E que esperava terminar esse ano no elenco profissional, já promovido, que essa era uma das minhas metas para esse final de ano - disse o jogador, ao ge, em novembro de 2018.
Essas características, inclusive, fizeram Rafael Bilu se inspirar em Robben, holandês que viveu o auge da carreira no início da última década. Um canhoto que chamou atenção jogando pela direita do ataque no Bayern e na seleção dos Países Baixos.
Rafael Bilu e Stênio durante treinamento do Cruzeiro
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Mas a sequência almejada por Bilu no profissional do Corinthians não aconteceu. Jair promoveu a estreia dele na penúltima rodada do Brasileiro, naquele que foi o único jogo dele na equipe principal. Depois, retornou ao Sub-20 e acumulou empréstimos.
O primeiro foi justamente em Belo Horizonte, no América-MG. Fez apenas dez jogos pelo clube, em 2019, e no ano seguinte foi repassado ao CSA, onde teve a primeira sequência grande de jogos. Ainda que alternasse titularidade e reserva, fez 40 jogos, com quatro gols e quatro assistências.
Em 2021, foi cedido ao Mirassol para o Paulista, mas praticamente não jogou. Retornou ao Corinthians, fez bons jogos no time Sub-23 e foi repassado ao Juventude para a Série A. Foram cinco jogos, até rescindir com o Timão e ir para o Criciúma, onde era bem avaliado pela comissão e também pela torcida, mas acabou prejudicado pela lesão no joelho. O meia já está treinando com o elenco de Pezzolano e deve estar à disposição para atuar desde o início do Campeonato Mineiro.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????