Período para contratações vai de 1º de janeiro até o dia 31 na Alemanha, França e Inglaterra, e começa para Espanha e Itália na segunda-feira. Copa pode provocar valorização de atletas A janela de inverno para transferências internacionais na Europa começa neste domingo nos principais centros do futebol do continente. Esse período para novas contratações em meio à temporada 2022/23 vai até o último dia do mês, no geral. O mercado da bola promete estar mais aquecido desta vez por vir logo na sequência da Copa do Mundo.
+ Confira todas as notícias sobre o futebol internacional
Bellingham, Enzo Fernández e Amrabat: destaques na Copa que podem mudar de clube no inverno
Infografia ge
A janela abre no primeiro dia do ano na Alemanha, na França e na Inglaterra. O período de transferências na Itália e na Espanha começa na segunda-feira, dia 2 de janeiro, e também termina no dia 31.
Alemanha - de 1º de janeiro a 31 de janeiro.
França - de 1º de janeiro a 31 de janeiro.
Inglaterra - de 1º de janeiro a 31 de janeiro.
Espanha - de 2 de janeiro a 31 de janeiro.
Itália - de 2 de janeiro a 31 de janeiro.
O Nottingham Forest agora poderá registar em seu elenco o meia Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras. O mesmo vale para o Wolverhampton, que contratou o atacante Matheus Cunha, e o Liverpool, que fechou em dezembro com Gakpo, destaque da Holanda na Copa.
Gakpo posa pela primeira vez com camisa do Liverpool
Liverpool
Falando na Holanda, por lá a janela de inverno só abre na terça-feira, dia 3 de janeiro. O período também é diferente dos cinco países mencionados anteriormente nos casos de Portugal, Bélgica e Turquia, mercados que costumam atrair jogadores brasileiros.
Holanda - de 3 de janeiro a 31 de janeiro.
Portugal - de 3 de janeiro a 2 de fevereiro.
Bélgica - de 4 de janeiro a 31 de janeiro.
Turquia - de 12 de janeiro a 8 de fevereiro.
Alguns jogadores que brilharam na Copa estão valorizados para esta janela de inverno. Caso do meio-campista Jude Bellingham, do Borussia Dortmund e da seleção da Inglaterra, do argentino Enzo Fernández, do Benfica, e do volante Sofyan Amrabat, da Fiorentina e do Marrocos, e do atacante português João Félix, do Atlético de Madrid.
O atacante Cristiano Ronaldo, que estava sem clube após rescindir contrato com o Manchester United, assinou com o Al Nassr, da Arábia Saudita. Lá a janela fica aberta até o dia 28 de janeiro.
+ Veja 10 destaques da Copa que podem movimentar o mercado
O português João Felix pode estar de saída do Atlético de Madrid
EFE