anuncie

Conheça Gvardiol, destaque da Croácia na Copa que pode substituir Thiago Silva no Chelsea

Por Virtual Rondônia em 09/12/2022 às 01:10:20
Cria do Dínamo Zagreb e hoje no RB Leipzig, zagueiro de 20 anos terá, diante do Brasil, chance de mostrar seu valor pela primeira vez contra uma seleção campeã mundial numa Copa do Mundo Josko Gvardiol era, até o início da Copa 2022, pouco conhecido do grande público. Titular da Croácia e do RB Leipzig, o zagueiro, que também chama atenção por atuar de máscara, será observado pelo planeta diante da seleção brasileira, nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), nas quartas de final da Copa do Mundo.

+ Modric vê Brasil favorito e elogia Vinicius Junior: "Temos a difícil missão de pará-lo"

+ Croácia tem história vitoriosa em Copas e futebol forjado entre guerras

Na Europa, no entanto, seu nome está na mira de gigantes há algum tempo, devido à maturidade e às qualidades que demonstra aos 20 anos de idade. O ge conta agora um pouco da breve carreira de Gvardiol.

Gvardiol joga de máscara pela Croácia na Copa 2022

OZAN KOSE / AFP

Veja a tabela completa da Copa do Mundo

Simule o caminho das seleções na Copa 2022

Veja todos os gols da Croácia na Copa do Mundo

Descoberto aos 8 anos

Josko Gvardiol nasceu em Zagreb, capital da Croácia, em 23 de janeiro de 2002. O pai, Tihomir, jogava futebol amador e proporcionou ao filho contato com o esporte desde cedo. O pequeno Josko chegou ao modesto NK Tresnjevka Zagreb com apenas seis anos de idade e rapidamente mostrou suas habilidades no time infantil. Tanto que, aos oito anos, em setembro de 2010, foi chamado pelo Dínamo Zagreb, clube notável por desenvolver jovens atletas, para compor as categorias de base.

Artilheiro da Croácia peitou cartola preso por corrupção e decolou em clube alemão

Fumante, Brozovic é o maratonista da Copa

Na maior equipe da Croácia, Gvardiol subia de patamar a cada ano e surpreendeu quem participou de seu crescimento. Diretor e treinador do Dínamo Zagreb em boa parte do período em que o zagueiro esteve entre juvenis e profissional, Zoran Mamic o comparou a outros companheiros de seleção atuais, que também passaram pelo clube.

- Muitos jogadores tem o potencial de se tornarem grandes. Exceto Kovacic, não lembro de alguém tão obviamente promissor quanto Josko. Mesmo Modric teve que ser emprestado antes de receber oportunidades - disse ao Scouted Football, portal especializado em futebol de base.

Na base do Dínamo, o canhoto Gvardiol se descobriu como zagueiro e lateral-esquerdo - chegou a atuar no meio-campo ao longo do processo. Estabeleceu-se de vez como defensor e subiu aos profissionais, em julho de 2019, com 17 anos. Àquela altura, Gvardiol ganhava rodagem também nas camadas juvenis da Croácia (sub-16, sub-17, sub-19 e sub-21).

Jogadores da Croácia treinam bobinho com um toque e campo reduzido

Da estreia ao Leipzig em dois anos

Em sua primeira temporada de gente grande, em 2019/20, entrou em campo 12 vezes e marcou gol no jogo seguinte à sua estreia. Com vários clubes de olho desde a base, nem foi preciso virar titular absoluto - em 2020, o RB Leipzig bateu forte concorrência e assinou com Gvardiol, por 18,8 milhões de euros. O atual contrato dura até junho de 2027.

Gvardiol em ação pelo Dínamo Zagreb, em 2020

Site oficial Dínamo de Zagreb

O acordo previa que o zagueiro ainda teria quase um ano pelo Dínamo antes da transferência. Josko deixou o clube que o revelou ao final de 2020/21, com 40 partidas, três gols e três assistências naquela temporada. O desempenho fez o técnico Zlatko Dalic chamá-lo pela primeira vez à seleção principal croata. Um mês depois de realizar o sonho de jogar pelo país, era hora de dar o salto para o futebol alemão, aos 19 anos.

No RB Leipzig, chegou com tudo e abraçou a condição de titular logo de cara. Na temporada 2021/22, jogou 46 vezes, quase sempre como zagueiro, além de outras situações em que foi acionado como lateral-esquerdo. Marcou dois gols e deu quatro assistências.

Gvardiol tem brilhado pelo RB Leipzig e pode se transferir para o Chelsea

Getty Images

Na temporada atual, parada na metade por conta da Copa do Mundo, Gvardiol segue em alta no novo clube. Soma 19 partidas e um gol em 2022/23. Não se sabe, no entanto, se o croata retorna à Alemanha, diante do assédio, que já era grande antes do Mundial. As boas atuações no Catar o colocam na lista de desejos do Chelsea, por exemplo.

Substituto de Thiago Silva?

A possível transferência de Gvardiol para o Chelsea tem ligação com o destino do brasileiro Thiago Silva, rival da próxima partida pelas quartas de final da Copa do Mundo. O experiente defensor está com 38 anos e tem contrato em vigor com o time inglês até 30 de junho de 2023.

Thiago Silva tem futuro incerto no Chelsea, e Gvardiol é opção para os Blues

Dylan Martinez/Reuters

A renovação do vínculo é incerta, e Gvardiol surge na visão dos dirigentes dos Blues como reposição ideal, caso Thiago deixe o Stamford Bridge daqui a seis meses. Especula-se que o RB Leipzig aceite proposta na casa dos 90 milhões de euros pelo croata, avaliado em 60 milhões de euros pelo site Transfermarkt, especializado em avaliação de valores de atletas.

Se a saída de Thiago Silva se concretizar, Gvardiol chegaria à Premier League para iniciar a temporada 2023/24. Mas, por ora, não há acerto.

Na Copa, o zagueirão mascarado

Josko Gvardiol vem se exibindo em grande forma na Copa do Mundo. Cabe lembrar que, em 2018, quando a vice-campeã Croácia teve seu melhor resultado em Mundiais, o zagueiro sequer era jogador profissional. Em 2022, formou a defesa titular ao lado do rodado Lovren nos quatro jogos da campanha até aqui. E mais: foram só dois gols sofridos, diante de Japão e Canadá.

Gvardiol e Lovren comemoram a passagem da Croácia às quartas, diante do Japão, nos pênaltis

ADRIAN DENNIS / AFP

Os números individuais de Gvardiol no Catar chamam atenção. Teve 11 desarmes completos, perdendo apenas para Kovacic, que fez 12 ações no total. Em faltas cometidas, tem média de apenas uma por partida.

Em passes tentados, a demonstração de que participa bastante do jogo para um jogador de defesa: 305 no total, média de 76 por jogo. A estatística é bem acima do craque Modric (265) e inferior somente ao volante Brozovic, responsável pela saída de bola, autor de 347 passes. A porcentagem de acerto de passes de Gvardiol bate quase 93%.

Lukaku e Gvardiol durante Croácia 0 x 0 Bélgica na Copa 2022

Alfredo ESTRELLA / AFP

Na partida diante da Bélgica, impressionou na marcação a Lukaku. Em lance aos 46 minutos do segundo tempo, o jovem fez corte providencial ao se jogar na bola e evitar o gol do atacante belga (veja o lance no vídeo abaixo, a partir dos 2min38s). O resultado de 0 a 0 colocou a Croácia no mata-mata da Copa do Mundo.

Veja as chances perdidas por Lukaku, que poderiam ter classificado a Bélgica

Nas quartas de final, Gvardiol terá a primeira campeã mundial de sua carreira em Copas pela frente. Jogando pela esquerda da zaga, terá a missão de segurar o ímpeto sobretudo de Richarlison e Raphinha. E não vai ser a máscara, que utiliza por conta de uma fratura no nariz sofrida no último mês de novembro, a serviço do RB Leipzig, que vai atrapalhar o zagueiro de enorme potencial.

A Croácia encara o Brasil pelas quartas de final da Copa do Mundo nesta sexta-feira, às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação. Quem passar enfrenta na semifinal o vencedor de Holanda x Argentina.

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui