Atacante do Real Madrid pode atuar improvisado no meio, e o volante do Manchester United, meio-campista de origem, tem a confiança de Tite Sem Neymar, a grande dúvida da seleção brasileira para o jogo contra a Suíça, às 13h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira, pela segunda rodada da Copa do Mundo, é o seu substituto.
Os principais candidatos são Rodrygo, atacante do espanhol Real Madrid, e Fred, meio-campista do inglês Manchester United. Na outra posição, disputam a vaga de Daniel o veterano Daniel Alves e o jovem Eder Militão, que tem atuado como zagueiro na Seleção e no Real Madrid.
Leia também:
+ Neymar posta foto do tornozelo inchado no Instagram
+ Entenda a função da bota de compressão do camisa 10
Os dois têm moral com Tite e com os jogadores, que já cansaram de falar sobre a força do elenco e destacarem os jogadores individualmente. Como fez Casemiro neste sábado ao falar de Rodrygo.
– Sempre foi um cara que iluminou meus olhos quando toca na bola. É jogador que pode se chamar de craque. São poucos como ele no mundo. Quem gosta de futebol, gosta de assistir o Rodrygo jogar – disse o volante ao ser questionado sobre o jovem atacante, possível companheiro de meio-campo na próxima partida.
Rodrygo toca a bola na roda da seleção brasileira
Lucas Figueiredo / CBF
+ Leia mais sobre a Seleção na Copa
E as opções oferecem diferentes maneiras de jogar para Tite. Caso opte por Rodrygo, é possível manter o esquema da primeira partida com Casemiro e Paquetá lado a lado. Caso escolha Fred, Tite deve deslocar Paquetá mais para frente. Veja os números da dupla abaixo:
Rodrygo nunca foi titular com Tite na Seleção. Apesar de ter ganhado destaque no Real Madrid nesta temporada, o jovem atacante começou na reserva nos oito jogos que tem com a camisa do Brasil. Ao todo, são 147 minutos em campo, com um gol marcado.
Fred, por outro lado, tem 21 partidas neste ciclo de Copa do Mundo, também contando o jogo da Sérvia, com 1.526 minutos e três assistências dadas. São 19 como titular.
Mansur analisa possíveis substitutos de Neymar e Danilo na Seleção
Fred tem a vantagem pelo entrosamento que tem com os companheiros de time. Para além dos 21 jogos disputados, Fred já atuou ao lado de Casemiro e Paquetá, como titular, em nove oportunidades:
Brasil 2 x 0 Equador (eliminatórias) – 64 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Richarlison, Neymar e Gabigol.
Brasil 3 x 0 Venezuela (Copa América) – 86 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Jesus, Neymar e Richarlison.
Brasil 1 x 0 Peru (Copa América) – 88 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Cebolinha, Neymar e Richarlison.
Argentina 1 x 0 Brasil (Copa América) – 46 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Cebolinha, Neymar e Richarlison.
Brasil 1 x 0 Colômbia (eliminatórias) – 47 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Raphinha, Neymar e Jesus.
Brasil 4 x 0 Chile (eliminatórias) – 83 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Antony, Neymar e Vini Jr.
Coreia do Sul 1 x 5 Brasil (Amistoso) – 83 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Neymar, Raphinha e Richarlison.
Japão 0 x 1 Brasil (Amistoso) – 70 minutos – titular – Casemiro, Fred e Paquetá; Raphinha, Neymar e Vini Jr.
Brasil 5 x 1 Tunísia (Amistoso) – 78 minutos – titular – Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Neymar, Raphinha, Vini Jr. e Richarlison.
Rodrygo, por outro lado, seria a escolha pela manutenção da estrutura que venceu a Sérvia, com Lucas Paquetá de segundo homem de meio de campo. Neste caso, o jogador revelado no Santos teria um papel ao qual ainda se adapta, mais recuado, por trás dos atacantes.
Veja também:
+ A tabela da Copa do Mundo no Catar
+ Todos os gols do Brasil nas Copas: veja raio-x
+ Rota dos convocados: a história dos 26 jogadores
+ 10 brasileiros que estiveram em Copa e talvez você não lembre
Fred foi titular em boa parte do ciclo de Copa
Lucas Figueiredo / CBF
+ Cartola Express: escale seus times e dispute prêmios em dinheiro na Copa do Mundo!
Assista tudo da Seleção na Globo, sportv e ge: