Tema do evento será "Conquistas após o diagnóstico". Encontro acontece no auditório da OAB, das 8h às 17h. Responsáveis por pessoas com deficiências podem participar neste sábado (26), da 5ª edição do "Simpósio pais e mães incríveis”, em Porto Velho. Segundo a organização, neste ano, o tema do evento será "Conquistas após o diagnóstico".
O encontro é idealizado pelo Centro de Potencialidades Humanas (CPH) e vai acontecer no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na rua Paulo Leal, 1232-1300, no bairro Nossa Senhora das Graças, das 8h às 17h30.
Edição anterior do "Simpósio para pais e mães de pessoas com deficiência" em Porto Velho.
Reprodução
Além de formar uma rede de apoio através das experiências vividas por pais e mães de pessoas com autismo, síndromes raras, paralisia cerebral e down, o encontro também deseja compartilhar os avanços vividos nas áreas da saúde, educação e vida social tanto no âmbito pessoal, quanto para toda a comunidade.
Ao todo, serão 11 palestras com profissionais de várias áreas que vão abordar temas como síndromes raras, autismo, saúde mental e direitos. Uma das palestrantes, Josi Gonçalves, vai ministrar sobre maternidade atípica e saúde mental.
“Quando se é mãe de uma pessoa com deficiência, você é chão, você é teto, você é pilastra de suporte desse filho... E tem uma hora que você não aguenta, o baque é grande, porque a luta é muito ferrenha. Aí você entra no poço profundo da depressão, da angústia, porque você se frustra e se sente impotente diante desses desafios gigantescos”, disse.
Programação
8h: Aspectos jurídicos sobre o direito à saúde - em relação aos entendimentos atuais do STJ e da ANS
8h45: Diagnóstico não é o fim
9h30: Nutrição e autismo
10h30: Maternidade atípica e saúde mental
11h15: Síndrome de Landau-Kleffner: desafios e perspectivas no convívio com uma mudança rara
13h30: O direito do consumidor com deficiência
14h10: Diagnóstico: do luto à luta
15h: O cuidar
para cuidar
16h: Diagnóstico é libertador
16h40: Amor down: o amor que transforma
17h10: Autismo na vida adulta