anuncie

Lições do passado: em 1990, Argentina renasceu após fracasso em estreia e avançou até a final

Por Virtual Rondônia em 23/11/2022 às 06:05:21
No Mundial da Itália, argentinos foram surpreendidos por Camarões, mas reagiram Perder de maneira surpreendente na estreia em um Mundial não é novidade para a Argentina, derrotada nesta terça-feira por 2 a 1 pela Arábia Saudita, na abertura do Grupo C da Copa do Mundo.

Em 1990, com Maradona e referendada pelo título da Copa de 1986, a equipe alviceleste caiu para Camarões na abertura da competição na Itália. A sequência após o revés de três décadas atrás, porém, pode servir de inspiração para Messi e companhia.

Em 1990, Camarões vence a Argentina por 1 a 0 na Copa do Mundo

A Argentina se recompôs da derrota para os camaroneses, que alcançaram naquele momento o primeiro triunfo em Copas do Mundo, e avançaram até a final. Na decisão, a equipe de Maradona e Caniggia acabou derrotada pela Alemanha por 1 a 0.

Aliás, a queda para Camarões há 32 anos foi a última da Argentina em uma estreia até a surpreendente derrota desta terça-feira. Desde então, foram seis vitórias em sequência e um empate diante da Islândia, no primeiro compromisso pela Copa da Rússia.

Mais sobre a Argentina:

+ Argentina pode ser eliminada no sábado; veja contas

+ "Estamos mortos. É um golpe muito duro", diz Messi

+ No 1º jogo de sua última Copa, Messi volta a ser humano

+ "Levantar e seguir adiante", diz Scaloni depois de derrota

Messi lamenta a derrota da Argentina para a Arábia Saudita

Reuters

A necessidade de resposta no Catar é pura questão de sobrevivência. No sábado, às 16h (de Brasília), no mesmo estádio Lusail, a Argentina encara o México, precisando dos três pontos para reagir e seguir na disputa pelo tricampeonato.

Lição de 1990

Em 1990, a Argentina reagiu de maneira imediata e bateu a União Soviética por 2 a 0, gols de Troglio e Burruchaga. Na sequência, empate por 1 a 1 com a Romênia assegurou a classificação como um dos melhores terceiros colocados – hoje, apenas os dois primeiros de cada chave avançam.

A partir do mata-mata, toda a desconfiança ficou em segundo plano com a vitória nas oitavas sobre o Brasil. O gol de Caniggia contra o time brasileiro embalou a Argentina.

Maradona com a bola em Argentina 0 x 1 Camarões na Copa do Mundo de 1990

Mark Leech/Getty Images

O time bicampeão do mundo ainda avançou nos pênaltis contra a antiga Iugoslávia e a Itália, antes de perder a disputa pelo título diante da Alemanha. O sonho do tri parou no gol de pênalti de Andréas Brehme.

Juntar os cacos

A obrigatoriedade de uma reação imediata fez o discurso dos argentinos se direcionarem para o processo de recuperação. O tom adotado pelo técnico Lionel Scaloni é de “erguer a cabeça”.

– Nos resta levantar e seguir adiante. Não temos que analisar mais do que isso. É um dia triste, mas temos que levantar a cabeça e seguir. Não poderíamos chegar melhores a este torneio, mas futebol é assim, e o Mundial tem outras coisas. Perdemos, agora vamos levantar e brigar pelos próximos jogos – destacou o treinador.

Melhores momentos: Argentina 1 x 2 Arábia Saudita pelo grupo C da Copa do Mundo 2022

Messi, um dos poucos atletas a parar na zona mista, também enalteceu a necessidade de resposta rápida.

– É um grupo que se destaca por isso, pela união, pela força do grupo, e acho que agora é o momento de estarmos mais unidos do que nunca, de mostrar que somos realmente fortes – disse o atacante.

– Faz um tempo que esse grupo não passa por uma situação assim, de derrota e de ser desafiado. Bom, é pensar no que está por vir e se preparar e preparar nossas mentes – acrescentou o camisa 10.

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui