Fazem parte da programação: exposição de astronomia, oficinas de fotografia, introdução à ciência de dados com python e mais. Veja como se inscrever. Instituto Federal de Rondônia, campus Calama
Ifro
Acontece neste sábado (5) o "Dia do Orgulho Nerd" em Porto Velho. Fazem parte da programação exposição de astronomia, oficinas de fotografia, introdução à ciência de dados com python e mais.
O evento é organizado pelo Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e acontece no campus Calama, na capital, a partir das 8h.
Os interessados em participar das atividades podem se inscrever gratuitamente pela internet (clique aqui para preencher o formulário).
Segundo o Ifro, o evento começou em 2012 e em sua edição do ano 2019 atingiu um público de aproximadamente 750 pessoas.
Dia do orgulho nerd "fora de época"
Cena do filme "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de 2005
Divulgação
Embora este ano o evento aconteça no dia 5 de novembro o "Dia do Orgulho Nerd" é celebrado mundialmente em maio. Entre os motivos da celebração estão:
a cultuada série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias", e
a primeira exibição de "Star Wars" nos cinemas nos EUA, em 25 de maio de 1977.
Carri Fisher, Mark Hammil e Harrison Ford, em 'Star Wars - Uma Nova Esperança' (1977).
Divulgação/Lucas Film
Entenda a data
O Dia da Toalha, em que os "nerds" do mundo todo celebram seu orgulho anualmente em 25 de maio, tem uma explicação tão caótica quanto o universo de seu inspirador, o escritor Douglas Adams.
O criador da cultuada série de livros "O Guia do Mochileiro das Galáxias", que virou filme em 2005, fez uma inusitada ode às toalhas como "um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar" na saga.
A toalha é um dos elementos incomuns da trama de ficção científica cheia de humor nonsense, como a "resposta à grande pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais" (o número 42, segundo o autor). Quando Douglas Adams morreu, em 11 de maio de 2001, os fãs começaram a discutir uma forma de homenageá-lo.
Os nerds que amavam "O Guia do Mochileiro das Galáxias" escolheram uma data e um objeto que, assim como no livro, são um pouco arbitrários: a toalha, exaltada na trama, e o dia 25 de maio, duas semanas após a morte de Adams.
Eles começaram a celebrar esta data como o "Dia do Orgulho Nerd", ou "Dia do Orgulho Geek". As comemorações também ganharam força pelo fato de coincidirem com a primeira exibição de 'Star Wars' nos cinemas nos EUA, em 25 de maio de 1977.