Clube espanhol pretende oficializar a venda de 10% dos direitos de transmissão do Campeonato Espanhol, por 25 anos, por 205 milhões — mais de R$ 1,1 bilhão — para fundo dos EUA O Barcelona tem a previsão de anunciar nesta quarta-feira a conclusão do negócio com o fundo de investimentos Sixth Street, dos Estados Unidos. O clube espanhol vai ratificar a venda de 10% dos direitos de transmissão do Campeonato Espanhol, por 25 anos, por 205 milhões — mais de R$ 1,1 bilhão. Essa é a primeira medida para tentar melhorar a situação econômica do Barça.
Contratações do Barcelona: saiba as principais transferências para a temporada 2022/2023
No último dia 16 de junho, o Barcelona realizou assembleia extraordinária dos sócios, e o presidente do clube, Joan Laporta, recebeu permissão para realizar essa operação com o Sixth Street. O objetivo é tirar a instituição do vermelho e poder fazer contratações para o elenco principal.
Mas os 205 milhões não vão direto para transferências. Como explicou o vice-presidente do Barça, Eduard Romeu, o dinheiro ajudará no balanço financeiro do ano 2021/22. O clube não atingiu ainda o total de receitas previsto no orçamento no início da temporada ( 765 milhões).
Esse mesmo fundo Sixth Street fechou em maio acordo bilionário pela exploração do estádio Santiago Bernabéu, casa do rival Real Madrid.
Técnico Xavi Hernández já declarou várias vezes que o Barcelona precisa de reforços
Getty Images
Por ter sido eliminado ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões, não ter avançado tanto na Liga Europa, entre outros problemas, o Barcelona terminou o ano com saldo negativo.
As limitações financeiras se refletem nos movimentos do clube até agora no mercado. Apesar de negociar com Lewandowski, Raphinha, Koundé, Marcos Alonso, Azpilicueta, Christensen, Kessié, entre outros, o Barcelona só contratou Pablo Torre, ex-Racing Santander. Francisco Trincão, Pjanic e Iñaki Pena voltam de empréstimos.
Há a expectativa de futuras "alavancas" financeiras como esse acordo com o fundo Sixth Street. O Barcelona também vendeu 49,95% da divisão Barça Licensing and Merchandising, parte do Barça Studios e pode negociar mais direitos de transmissão.