Técnicos e jogadores de Flamengo e Fluminense reclamaram que campo está duro O gramado do Maracanã foi alvo de críticas após o clássico entre Flamengo e Fluminense, sábado, pelo Carioca. Os técnicos Filipe Luís e Mano Menezes reclamaram assim como o zagueiro Léo Pereira e lateral Guga. O estádio ficou fechado por um mês para tratamento do campo, recebeu apenas três jogos no ano... Então por que tantas reclamações?
+ Contratações do Flamengo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
+ Vai e vem do mercado: acompanhe as últimas movimentações dos clubes
Gramado do Maracanã sendo cortado nesta segunda-feira (10 de fevereiro)
Reprodução
Em contato com a reportagem do ge, a Greenleaf - empresa responsável pelo gramado - reforçou que o campo é híbrido: 10% dele é sintético, costurado a cada dois centímetros de grama natural em toda a extensão.
O gramado sobe entre 1cm a 1,5cm a cada ano por meio da aplicação da areia para o nivelamento. A partir disso, é feita a raspagem para deixar a fibra exposta novamente para ter a eficiência: manter a estabilidade e resistência do solo. É por este motivo que há a sensação do gramado mais duro.
Diniz diz que é pouco para o Flu "só anular o Flamengo"
Jogos no Maracanã em 2025:
Flamengo x Sampaio Corrêa (30/01)
Fluminense x Boavista (02/02)
Fluminense x Flamengo (08/02)
Além disso, a empresa afirma que o gramado híbrido já é mais duro do que o natural. Para o jogador não ter essa sensação, é feito o processo chamado de descompactação no campo com uma frequência maior. Em gramados híbridos, o procedimento é feito uma vez por mês. Mas, neste começo do ano, a Greenleaf afirma que foi feito entre duas a três vezes no mês.
Próximos jogos no Maracanã:
Flamengo x Botafogo (12/02)
Flamengo x Vasco (15/02)
Fluminense x Nova Iguaçu (16/02)
Flamengo x Maricá (22/02)
Fluminense x Bangu (23/02)
A última descompactação foi feita na quinta-feira, antes do Fla-Flu. Mas a Greeanleaf projetou novas descompactações até o fim de semana e prometeu um gramado mais macio principalmente para o clássico entre Flamengo e Vasco, no sábado, às 16h30 (de Brasília). Outro ponto que é prejudicial no processo de descompactação são os cortes feitos até quatro vezes por semana. Isso porque o peso da máquina acaba fechando os buracos feito pela máquina da descompactação.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Flamengo no WhatsApp????? Leia mais notícias do Flamengo
???? Ouça o podcast ge Flamengo ????
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv