A promessa de 18 anos jogava nas ruas de Serra Leoa e chegou a trabalhar numa padaria para ajudar a família. Descoberto pelo clube de Ronaldo Fenômeno, agora vai para o time da Premier League Haaland renova com o Manchester City até 2034
O zagueiro Juma Bah, joia de 18 anos do Real Valladolid, viveu uma rápida crescente no mundo do futebol. Em cerca de três anos, o jovem saiu da terceira divisão de Serra Leoa - onde também trabalhava como padeiro par ajudar a família - e agora está a caminho de reforçar o Manchester City. A transferência, inclusive, vem causando indignação no clube que pertence a Ronaldo Fenômeno. Há acusação de que os agentes do jogador teriam o incentivado a pagar a própria multa rescisória e se desvincular do time espanhol.
O Real Valladolid emitiu uma nota nesta quarta-feira afirmando que o City tentou, na tarde de terça-feira, abrir uma negociação para ter o jogador em definitivo. Nos treinos desta quarta, o atleta já não compareceu aos trabalhos da manhã. Ainda na nota, o clube alega que deu a oportunidade de uma vida à Juma.
+ Clube de Ronaldo se enfurece com City após saída de zagueiro de 18 anos: "Decepção e indignação"
+Manchester City anuncia contratação do zagueiro Vitor Reis, do Palmeiras
Juma Bah durante o jogo entre Espanyol x Valladolid pela La Liga
Javier Borrego/Europa Press via Getty Images
Juma Bah começou a jogar futebol nas ruas de Freetown, capital de Serra Leoa, e ajudava sua família com o trabalho numa padaria, segundo reportagem do jornal espanhol "Marca". Aos 15 anos, atuava no time juvenil da Giant of Freetown Academy. Ele foi descoberto por um olheiro que o levou para o AIK Freetong, time da Terceira Divisão nacional. Dois anos depois, alcançou a elite do país ao ser emprestado para o Freetonian SLIFA. Juma obteve destaque e foi até convocado para a seleção serra-leonesa, porém, não chegou a entrar em campo.
O jogador deixou a família na África e chega ao clube de Ronaldo em agosto de 2024, via empréstimo com opção de compra (realizada em 1° de janeiro). As lesões e a falta de opções no plantel de Pezzolano fizeram com que o jovem passasse menos de uma semana no time de aspirantes. Logo subiu ao elenco principal e estreou como titular no empate em 0 a 0 contra a Real Sociedad, pela La Liga.
Juma Bah disputou 13 partidas com o time principal do Real Valladolid e se junta a lista de reforços do City nesta janela. O clube inglês já anunciou a chegada de outros dois zagueiros, o brasileiro Vitor Reis e o uzbeque Abdukodir Khusanov.