Derrota para o Brighton é a sexta da equipe nas 12 que fez como mandante na atual Premier League Manchester United 1 x 3 Brighton | Melhores momentos | Premier League
?Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Ruben Amorim assumiu o comando do Manchester United no fim de novembro, com a missão de acertar o time, após o mau início de temporada com o holandês Erik Ten Hag. Menos de três meses depois, o United segue em situação complicada na Premier League, e após a derrota por 3 a 1 deste domingo, para o Brighton, em casa, o treinador português fez um forte desabafo, classificando sua equipe como possivelmente a pior da história do clube.
O resultado levou o time para a 13ª posição da Premier League, com 26 pontos. Além disso, o United alcançou seu pior início de Campeonato Inglês como mandante em 131 anos, com seis derrotas nos primeiros 12 jogos em casa.
Veja a tabela completa da Premier League
Para encontrar uma campanha pior, o torcedor terá de voltar 131 anos, para a temporada 1893/94, quando o time - que ainda se chamava Newton Heath e jogava no estádio de Bank Street - saiu derrotado em sete dos 12 primeiros jogos em casa no Inglês. O final foi desastroso: rebaixado à segunda divisão, em último lugar. O Newston Heath só virou Manchester United em 1902, oito anos antes da inauguração do Old Trafford. Ou seja, este é o pior começo de Campeonato Inglês em seu mítico estádio.
- Nós somos, talvez, o pior time na história do Manchester United - disse Ruben Amorim à imprensa inglesa após o jogo.
- Estou dizendo isso não para dar manchetes à imprensa, mas porque temos que reconhecer isso e mudar essa situação. Imagine o que isso significa para o torcedor, imagine o que significa para mim - completou.
Ruben Amorim, técnico do Manchester United, na derrota para o Brighton
Reuters/Lee Smith
Duas vitórias nas últimas nove rodadas
Das seis derrotas em casa, duas foram ainda sob o comando de Tem Hag. Mas a troca de técnico não foi capaz de mudar a situação do United, que venceu apenas seis dos 15 jogos disputados sob o comando do ex-treinador do Sporting, em todas as competições. Na Premier League, foram apenas dois triunfos nas últimas nove rodadas.
- Temos um novo treinador que está perdendo mais que o anterior. Tenho total ciência disso. Não pretendo mudar o sistema de jogo, sei que podemos ter sucesso, mas precisamos sobreviver a este momento. Não sou ingênuo, temos que sobreviver agora - afirmou o jovem treinador de 39 anos, que se destacou em Portugal levando o Braga ao título da Taça da Liga em 2019/20 e ganhou cinco títulos com o Sporting, incluindo dois Campeonatos Portugueses.
O próximo desafio do Manchester United será pela Liga Europa, uma competição em que o time não está tão mal. Sétimo colocado, com 12 pontos, a equipe de Amorim receberá o Rangers (oitavo, com 11 pontos) na próxima quinta-feira, pela penúltima rodada da fase classificatória, já com chance de confirmar a passagem direta para as oitavas de final.