Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ultimas do G1 para o VR

Grávida de gêmeas siamesas de Rondônia embarca para Goiânia para dar à luz

.


Nacimento das gêmeas ainda não tem data marcada. Valdinéia vai passar por uma cesareane devido aos riscos apresentados pela gravidez. Valdinéia Satil, 23 anos em Goiânia(GO)

Reprodução/acervo pessoal

A grávida de gêmeas siamesas, Valdinéia Satil, de 23 anos, viajou para Goiânia para dar à luz às filhas Nathaly e Rhadassa, após conseguir o laudo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A jovem e a sua mãe, Rosiane Satil, embarcaram para a viagem na madrugada de terça-feira (14). O nascimento das gêmeas ainda não tem data marcada, mas a gestante informou que já está sendo acompanhada por profissionais.

???? Siga o canal do g1 RO no WhatsApp.

Ao g1, a mãe da gestante contou que, por ser a primeira vez em uma viagem de avião, houve nervosismo, mas tudo ocorreu bem. Já em Goiânia, a gestante passou por exames no Hospital Estadual da Mulher (Hemu) e deve fazer uma ultrassonografia no dia 29 de janeiro.

Rosiane também informou que ainda não há uma data para o nascimento das netas, mas deve acontecer em breve. Valdinéia vai passar por uma cesareana devido aos riscos apresentados pela gravidez, que demandam uma atenção especial.

Relembre o caso

Jovem que sonhava em ter gêmeos, descobre gravidez de gêmeas siamesas e enfrenta burocracia para tratamento fora de Rondônia

Mateus Santos/g1

Valdinéia mora em Buritis (RO), a cerca de 330 km de Porto Velho. Ela e o esposo desejavam muito ser pais, até que, em junho de 2024, um teste positivo transformou a vida do casal e tornou real esse sonho: Valdinéia estava grávida.

Na décima semana de gestação, um exame durante o pré-natal confirmou o que a gestante já havia suspeitado: ela seria mesmo mãe de duas meninas. Porém, havia algo incomum: os bebês estavam unidos pelo tronco e abdômen. Foi então que ela se deu conta de que estava grávida de gêmeas siamesas.

???? Gêmeos siameses se formam quando um embrião inicial se separa parcialmente, gerando dois indivíduos que permanecem fisicamente conectados. Geralmente, estão unidos pelo tórax, abdômen ou pelve.

Diante da alegria em estar prestes a viver a maternidade e da descoberta de uma gestação rara, Valdinéia iniciou uma jornada para garantir que suas filhas tivessem um nascimento e tratamento dignos.

Gravidez de risco

Além da condição das gêmeas, os exames também revelaram uma gravidez de risco, que demandava uma estrutura adequada e profissionais especializados para cuidar das meninas após o nascimento.

Em Rondônia, de acordo com o governo do estado, existem programas que atendem gestantes de alto e muito alto risco. No entanto, no caso específico de Valdinéia, os bebês precisariam ser transferidos para outro estado para garantir maior segurança para a família.

Sendo assim, Valdinéia precisava de um laudo chamado 'Tratamento Fora de Domicílio (TFD)', já que o parto exigiria uma estrutura e profissionais com habilidades específicas que não estavam disponíveis na região.

Para obter o documento, a nova mamãe precisava realizar algumas consultas com especialistas ainda em Rondônia para atestar a necessidade do tratamento mais complexo, mas, segundo ela, o processo não foi fácil. O laudo só foi obtido depois de ser encaminhada para Porto Velho, após diversas viagens para Ariquemes, que a atenderam não puderam emitir o atestado.

Preocupada, a gestante resolveu fazer uma transmissão ao vivo nas redes sociais para contar um pouco de sua história e pedir ajuda para conseguir ir até Porto Velho, onde seria mais fácil obter o documento.

A live alcançou mais de 100 mil visualizações e repercutiu na região onde Valdinéia mora. Com a ajuda de amigos, ela conseguiu, em dezembro de 2024, um encaminhamento para a capital. Depois de passar por exames, na primeira semana de 2025, recebeu o laudo autorizando o tratamento fora de Rondônia.

LEIA TAMBÉM:

Homem é morto a tiros durante suposto assalto em RO

Presa no AC, suspeita de participar da morte de militar em RO é transferida de avião para Porto Velho

VEJA MAIS:

Conheça a história de Valdineia e suas gêmeas siamesas

G1 RO

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!