Morte do maior ídolo do futebol alemão completará um ano em janeiro; clube bávaro apresenta aos sócios balanço anual com faturamento recorde de 1 bilhão de euros Especial Franz Beckenbauer
O Bayern de Munique vai aposentar a camisa 5 em homenagem a Franz Beckenbauer. A proposta foi apresentada neste domingo aos sócios, na abertura da assembleia geral anual do clube, pelo presidente Herbert Hainer.
A morte do maior ídolo do futebol alemão vai completar um ano no dia 7 de janeiro. Revelado no Bayern, onde chegou ainda adolescente, Beckenbauer foi o grande líder da geração que ganhou quatro vezes a Bundesliga e quatro Copas da Alemanha, além de ter conquistado o tricampeonato europeu (1074, 1975 e 1976) e o Mundial de Clubes de 1976.
- Querido Franz, você fez este clube ser o que é hoje, sinônimo do maior sucesso possível, de estilo único e profunda humanidade, como jogador, técnico, presidente e companheiro. Nós sentimos sua falta, Franz - discursou o presidente do Bayern para os sócios.
- A camisa número 5 ficará reservada para o seu legado único, porque nosso clube e nossa história são simplesmente impensáveis sem Franz - completou o dirigente.
Franz Beckenbauer é o maior ídolo da história do Bayern de Munique
Reuters
Capitão da seleção da Alemanha, também com a camisa 5, Beckenbauer ganhou a Copa do Mundo de 1974 e a Eurocopa de 1972. Depois de encerrar a carreira, voltou a marcar época como treinador, tanto na seleção alemã, com a conquista da Copa do Mundo de 1990, como no Bayern de Munique, campeão da Bundesliga de 1993/94 e da Copa da Uefa (hoje Liga Europa) em 1995/96. Também foi presidente do Bayern entre 1994 e 2009.
Beckenbauer morreu aos 78 anos, de causas naturais, segundo sua família. O ídolo foi velado duas semanas mais tarde na Allianz Arena, o estádio do Bayern.
A aposentadoria da camisa 5 pelo clube oficializa o que já acontece na prática há um ano e meio. O último jogador a usar o número foi o lateral-direito francês Benjamin Pavard, na temporada 2022/23.
Final da Champions 2024/25 será em Munique
Na assembleia anual, a direção do Bayern apresentou o balanço financeiro e os planos para 2025, com a celebração dos 125 anos de fundação, no dia 27 de fevereiro, e a expectativa pela campanha na Champions League, cuja final será na Allianz Arena, no dia 31 de maio.
- A final da Champions League em Munique nos oferece uma oportunidade única. Sabemos que ainda tem um longo caminho pela frente, nossos jogadores sabem disso, também. Mas a hora é essa, a próxima final "em casa" está chegando - comentou o CEO do Bayern, Jan-Christian Dreesen na assembleia.
Davies desfalca o Bayern contra o Shakhtar
O Bayern não faz campanha consistente na Champions até o momento e é apenas o 13º colocado, com nove pontos em cinco rodadas. Na briga para estar entre os oito primeiros e ir diretamente para as oitavas de final, o time alemão enfrentará o Shakhtar Donetsk, terça-feira. O técnico Vincent Kompany não poderá contar com o lateral Alphonso Davies, que sofreu uma lesão muscular.
Veja a tabela completa da Champions League
Recorde de faturamento e de sócios
Fora de campo, a diretoria do Bayern apresentou aos sócios a robustez financeira do clube, que atingiu pela primeira vez na história 1 bilhão de euros em faturamento (R$ 6,36 bilhões). Outro número celebrado pelo clube foi a marca de 382 mil sócios, com projeção para chegar a 400 mil até o aniversário do Bayern.
- O faturamento total do Bayern de Munique foi de 690 milhões de euros há dois anos. Em 2023, foi de 882 milhões, e agora nós não apenas atingimos outro recorde, mas uma marca que o Bayern jamais tinha alcançado. O faturamento total este ano foi de 1 bilhão e 17 milhões de euros - disse o presidente Herbert Hainer.