Cerimônia de posse foi realizada no Complexo da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré. Ao g1, o prefeito eleito disse que o trabalho será intenso e deve superar os desafios que a cidade enfrenta. Prefeito eleito Léo Moraes toma posse em Porto Velho
Mateus Santos/g1
Léo Moraes (Podemos) tomou posse nesta quarta-feira (1º) como prefeito de Porto Velho. A cerimônia aconteceu no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Além do prefeito, foram empossados os 23 vereadores eleitos e anunciados oficialmente os secretários que vão assumir a nova gestão.
Ao g1, o prefeito eleito disse que o trabalho será intenso e deve superar os desafios que a cidade enfrenta, como a precariedade nos serviços públicos e as deficiências estruturais.
"Porto Velho ainda enfrenta gargalos históricos. A saúde está na UTI e nossa infraestrutura precisa de atenção imediata. Precisamos sair da situação de uma cidade com asfalto em cima de asfalto e falta de medicamentos nos postos de saúde", disse o prefeito.
Léo também destacou que, enquanto outras capitais discutem temas como transformação digital e inteligência artificial, Porto Velho ainda se vê debatendo problemas básicos.
"Enquanto outras cidades avançam em inovação, nós estamos aqui discutindo o básico. Isso é inadmissível e vamos trabalhar para mudar essa realidade", afirmou.
Além disso, o prefeito também falou sobre a escolha dos nomes para as secretarias municipais. Segundo ele, os novos secretários foram escolhidos com base em critérios como capacidade técnica, comprometimento e conhecimento da realidade local.
"O amor pelas pessoas e pela nossa cidade é essencial. O pertencimento a Porto Velho é fundamental para que possamos trabalhar juntos e fazer a diferença", destacou Léo.
O prefeito também ressaltou que a arte de governar é delegar e cobrar resultados. Léo afirmou que, apesar dos desafios, a cidade precisa avançar rapidamente para sair da posição de pior qualidade de vida entre as capitais do Brasil.
Discurso do prefeito eleito Léo Moraes durante cerimônia de posse em Porto Velho
Mateus Santos/g1
Após fazer o juramento e assinar o livro de posse – assim como a vice-prefeita, Magna dos Anjos (Podemos) –, Léo fez seu primeiro discurso como prefeito. O prefeito reafirmou seu compromisso com a saúde pública.
"Quando me perguntam o que nós iremos fazer de imediato, nós vamos fazer primeiro a nossa gente sobreviver diante do caos instalado na saúde. Primeiro sobreviver", ressaltou.
Eleições 2024
Léo Moraes, do Podemos, foi eleito prefeito de Porto Velho no segundo turno das Eleições de 2024, no dia 27 de outubro. Léo conquistou um total de 135.118 votos, o que representa 56,18%. Ele derrotou a candidata Mariana Carvalho (União). A vice eleita é a Magna dos Anjos, também do Podemos.
Além da posse do prefeito eleito, Léo Moraes e da vice Magna dos Anjos, 23 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2025-2028.
VEJA TAMBÉM:
Prefeito eleito de Porto Velho, Léo, conversa com JRO1 antes da posse