Após três rodadas, Milan e Atlético de Madrid estão fora da zona de classificação até para os playoffs; Bayern é só o 23º colocado, e PSG está em 19º PSG e Atlético de Madrid ligam alerta na Champions League. Confira no Gringolândia
?Siga o canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Após três rodadas da nova Liga dos Campeões da Uefa, a tabela de classificação mostra alguns times tradicionais bem longe do desejado G-8, o grupo que se classificará diretamente para as oitavas de final. Alguns dos maiores campeões, como o Bayern de Munique e o Milan, estão nessa situação. E até o poderoso Real Madrid, atual dono do título, está fora da parte de cima da tabela, assim como seu rival Barcelona.
Veja a tabela completa da Champions League
Harry Kane, atacante do Bayern, goleado pelo Barcelona nesta quarta-feira
REUTERS/Albert Gea
A temporada 2024/25 trouxe uma mudança radical no formato da competição. Os 36 participantes, quatro a mais do que o habitual, não são mais divididos em grupos. Em vez de seis partidas entre os times da mesma chave, agora cada equipe joga contra oito rivais diferentes na fase classificatória.
Terminar entre os oito melhores dá, além da vaga direta para as oitavas, um pequeno descanso no calendário. Quem terminar entre o nono e o 24º lugar também se classifica, mas terá de disputar uma mata-mata extra, que apontará os outros oito que irão às oitavas.
Brasil tem dois hat-tricks em uma rodada de Champions pela primeira vez; veja lista
O G-8 das três primeiras rodadas traz algumas surpresas, como o líder Aston Villa, que venceu seus três primeiros compromissos e tem os mesmos nove pontos do Liverpool, o outro clube com 100% de aproveitamento até aqui.
Gringolândia: "Liverpool e City no topo da tabela da Champions não são surpresas"
França tem dois times n G-8; nenhum é o PSG
O futebol francês, tão badalado nos últimos anos pelos altos investimentos do Paris Saint-Germain, tem dois times no G-8, mas nenhum deles é o abastado clube da capital. O Monaco vem em quarto lugar, seguido do Brest, talvez a maior surpresa até aqui, ambos com sete pontos - o PSG é apenas o 19º colocado, com quatro pontos. O português Sporting, também com sete, é o outro "intruso", fechando o G-8.
E os favoritos, onde estão? Dos times que conquistaram a Champions nos últimos dez anos, apenas o vice-líder Liverpool e o Manchester City, com sete pontos em terceiro, tiveram um bom início.
Outras camisas de peso da Europa não começaram tão bem, mas já ensaiam uma recuperação. Atual campeão e recordista de títulos europeus, com 15, o poderoso Real Madrid deu dois sustos em sua torcida. Um na segunda rodada, quando perdeu para o Lille na França, e depois no primeiro tempo do jogo de terça, quando levou dois gols do Borussia Dortmund. A reação veio com um show de Vinícius Júnior, autor de três gols na vitória por 5 a 2 construída no segundo tempo.
Vini Jr, Real Madrid x Borussia Dortmund - UEFA Champions League 2024/25
Getty
Milan e Atlético de Madrid longe do G-8
Com os mesmos seis pontos do Real, também colado no G-8, está o Barcelona, que também contou com talento brasileiro para chegar à segunda vitória: Raphinha fez três gols no 4 a 1 sobre o Bayern de Munique nesta quarta.
Com cinco rodadas a disputar até a definição dos classificados, todo mundo ainda tem chances matemáticas de avançar, mas o alerta está ligado em alguns times com tradição na competição.
Goleado pelo Barcelona, o Bayern, campeão da Champions em 2020 e dono de outros cinco títulos europeus, tem somente três pontos em três rodadas e é apenas o 23º colocado, quase no limite da classificação para os playoffs.
Em situação pior está o Milan. Também com três pontos, o heptacampeão europeu está fora da zona de classificação, em 25º lugar. Vice-campeão europeu duas vezes neste século (2014 e 2016), o Atlético de Madrid é outro que vem decepcionado: perdeu em casa para o Liile por 3 a 1 nesta quarta e está em 27º lugar, com três pontos.