Especialistas em marketing analisam a vida de empresário do astro português do Al Nassr Aos 42 min do 2º tempo - gol de Cristiano Ronaldo, de Portugal, contra a Escócia
O atacante Cristiano Ronaldo anunciou nesta semana mais um empreendimento: o lançamento de uma coleção de relógios que terão sua própria marca, trazendo detalhes de momentos da sua carreira. A parceria será feita com a empresa especializada dos EUA. Em suas redes sociais, CR7 postou:
- Sempre sonhei em ter minha própria coleção de relógios - escreveu.
+ Cristiano Ronaldo coloca mansão à venda por preço milionário; veja
+ ?Clique aqui para seguir o canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Cristiano Ronaldo vai ter marca de relógios própria
divulgação
Os primeiros temas da coleção já foram escolhidos. O "Flight of CR7" é a icônica comemoração do jogador com um voo no ar, feito quando ele ainda atuava pelo Real Madrid, na Champions de 2012/13, contra o Manchester United. Já o "Heart of CR7" retrata a postura comemorativa após o gol. Todas as peças terão a imagem e a assinatura de Ronaldo nas pontes com "fundo de caixa de safira colorida com imagem de CR7 impressa em ouro".
Cristiano Ronaldo segue como uma máquina fora dos gramados. Depois de ser a primeira personalidade do planeta Terra a bater a marca de 1 bilhão de seguidores nas redes sociais - feito alcançado em setembro deste ano - , o craque português anunciou no último mês a produção da marca de champagne "Os 777 Gols", em sociedade com uma de suas irmãs, Elma Aveiro. O nome faz alusão ao número de sua camisa e à marca de 777 gols em jogos oficiais, ideia que surgiu em 2021, quando ele alcançou a marca de 777 gols oficiais na ocasião - atualmente ele soma mais de 900 gols.
Relógios da marca de CR7
divulgação
- O Cristiano transcende há muito tempo a figura de um profissional do esporte. Ele é uma marca própria, podendo ser comparado com as maiores empresas do mundo pelo seu profissionalismo, engajamento e por ser uma máquina de fazer dinheiro através dos mais diversos tipos de ativações ou serviços lançados, deixando sempre em evidência o papel de ídolo que ele construiu em todo o mundo. Além de um profissional com uma reputação inabalável, ele está cercado por pessoas que projetam ele como empreendedor, sem jamais perder a essência daquilo que ele realmente é, um dos maiores jogadores de tempos os tempos - diz Claudio Fiorito, CEO da P&P Management Brasil, empresa especializada no gerenciamento da carreira de atletas.
O champagne, considerado de luxo, tem lançamento previsto para 31 de dezembro, data do aniversário da sua mãe, Maria Dolores Aveiro.
Imagina ganhar um autógrafo do Cristiano Ronaldo... no seu carro!
- Ao mesmo tempo que vivência os capítulos finais de sua carreira dentro dos gramados, Cristiano segue dando passos firmes como empreendedor e mostra que mesmo com um patrimônio expressivo acumulado na sua brilhante carreira, seu gosto por conquistar, desenvolver e levar o nome e a cultura de seu país Natal mundo afora seguirão muito ativos - pontua Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Essa é mais um negócio de Cristiano, que continua diversificando seus negócios e apostando em novas receitas fora das quatro linhas, como recentemente fez com seu canal no youtube.
- Para os jogadores de futebol, isso não é apenas uma questão de fama; é uma oportunidade estratégica de construir um patrimônio duradouro, aproveitando sua visibilidade para investir em novos empreendimentos e expandir sua influência em diversas áreas. Automaticamente, a capacidade de transformar seguidores em receita é uma vantagem competitiva valiosa e uma lição de como a visibilidade digital pode complementar e amplificar o sucesso esportivo - destaca Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios.
Cristiano Ronaldo cumprimenta Felipão no Al-Nassr
REUTERS
De acordo com uma pesquisa do ECO, CR7 é dono de um império empresarial composto por mais de uma dezena de participações diretas e indiretas em empresas nacionais a operar em diferentes setores de atividade, com foco no turismo e no imobiliário. É no setor hoteleiro, no entanto, que o jogador português mais investe, com rede de hotéis por Europa, Ásia e América Latina.
- O Cristiano Ronaldo é um benchmark dentro e fora do campo. Muitos atletas ganharam fortunas, mas terminaram suas carreiras quebrados. O CR7 é visionário, empreendedor. Possui diversos investimentos em diversos negócios. Ele sabe que a carreira de futebol é curta, mas a vida é longa então é preciso se planejar e ser estratégico com os investimentos - analisa Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, e que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
SIIIIU! Torcida adversária comemora com Cristiano Ronaldo em Polônia x Portugal