Treinador reconhece que seleção uruguaia não teve boa atuação contra o Peru em Lima Peru 1 x 0 Uruguai | Melhores Momentos | 9ª Rodada | Eliminatórias da Copa do Mundo
A entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Peru marcou a primeira manifestação pública do técnico Marcelo Bielsa após a crise deflagrada pelas críticas feitas pelo atacante Luis Suárez e reiteradas por alguns jogadores do grupo atual da seleção uruguaia. No entanto, mesmo reconhecendo que o problema afeta sua autoridade, o treinador não vê relação entre o resultado em campo e a crise dos bastidores.
- Influência (no jogo) não teve nenhuma. A entrega da equipe me pareceu que foi uma entrega muito generosa, apesar de como jogamos. Creio que o que passou durante a semana não condiciona nem explica (o resultado), não vinculo a como jogamos, nem creio que tenha tido efeito. Foi uma semana com muita efervescência - afirmou o treinador na coletiva.
Confira a classificação atualizada das Eliminatórias da América do Sul
Marcelo Bielsa orienta a seleção do Uruguai na derrota para o Peru
ERNESTO BENAVIDES / AFP
Mesmo tentando desvincular os problemas de relacionamento com o elenco da atuação da equipe, Bielsa deixou claro que não está alheio à gravidade do caso e os efeitos que podem trazer à sua liderança. Ainda assim, reiterou sua convicção de que os problemas ficaram fora das quatro linhas.
- A respeito de como a situação operou sobre mim, eu não ignoro tudo que aconteceu, e sei que minha autoridade fica de algum modo afetada, mas a preparação do jogo foi feita com máxima seriedade, e a resposta que encontrei nos jogadores foi a mesma que encontrei sempre desde que comecei a trabalhar aqui. Não alterou em nada a convicção e o profissionalismo com que se preparou a partida, ou o funcionamento do grupo e da equipe técnica foi igual a sempre. Para resumir, o que aconteceu não teve efeito no rendimento, na preparação e na atitude, todos atuaram com máxima seriedade, mas claro que não ignoro tudo o que aconteceu - completou Bielsa.
Nenhum jogador uruguaio participou da entrevista coletiva ao lado de Bielsa, uma mudança em relação ao padrão das conferências de imprensa após os jogos das Eliminatórias sul-americanas. Perguntado sobre a reunião que teve com os jogadores esta semana, o treinador disse que não iria comentar o teor da conversa "em respeito à privacidade" dos atletas.