Mexicano, que já foi pedra no sapato para a Seleção em 2014 e 2018, é apresentado no recém-promovido AVS aos 39 anos Goleiro Ochoa, aos 39 anos, é apresentado por clube português
Guillermo Ochoa, goleiro histórico da seleção mexicana, está de casa nova e de olho na disputa de mais uma Copa do Mundo com seu país. O arqueiro de 39 anos foi apresentado na terça como reforço do AVS, clube recém-promovido à primeira divisão de Portugal. E, na chegada, deixou claro que uma das motivações para adicionar mais uma liga à carreira é poder disputar seu sexto Mundial.
- Escutei coisas boas sobre Portugal, e minha motivação é seguir explorando novos horizontes, com o objetivo de estar na próxima Copa do Mundo. Acredito que, com a minha idade, ainda posso dar muito para o time, tanto física como mentalmente - afirmou Ochoa.
?Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Ochoa na apresentação no AVS, de Portugal
Efe
O goleiro é um dos oito jogadores recordistas em participações em Copas do Mundo, com cinco Mundiais no currículo. Junto a ele estão os também mexicanos Antônio Carbajal, Rafa Márquez e Andrés Guardado, o alemão Lothar Matthäus, o italiano Gianluigi Buffon, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo.
Dos oito, entretanto, apenas quatro seguem na ativa: o próprio Ochoa, o compatriota Guardado e as lendas Cristiano Ronaldo e Messi. Ochoa, Cristiano e Messi continuam sendo convocados por suas seleções nacionais e têm chances reais de disputar a Copa de 2026 - o que faria deles os primeiros a terem seis edições no currículo. Para Ochoa há uma motivação especial: o Mundial terá como uma das sedes o México, além dos Estados Unidos e do Canadá.
- O que me motiva é conhecer uma liga nova. É a primeira vez que estou em Portugal, uma liga que sempre me cativou. O convite para vir ao AVS chegou pelos meus empresários, falei com o diretor esportivo, que me apresentou o projeto, e logo me dei conta que era algo novo. Um time com muito potencial, que mescla experiência e juventude. Era a melhor opção do mercado - explicou o goleiro sobre a escolha pelo AVS.
"Memo" é um dos jogadores mais icônicos do futebol mexicano nas últimas décadas, se tornando um ídolo nacional pelo desempenho no América, um dos mais populares clubes do país, e também pelas grandes atuações com a camisa da seleção. Ele se tornou pedra no sapato da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, quando fechou o gol em um empate em 0 a 0 na fase de grupos, e também no Mundial seguinte, em 2018, com grande atuação nas oitavas de final - o Brasil passou com uma vitória por 2 a 0.
O AVS será o sétimo clube da carreira de Ochoa, que se profissionalizou no América, onde permaneceu por oito anos antes de ir para a Europa. No Velho Continente ele passou por Ajaccio, Málaga, Granada e Standard Liége, antes de retornar ao América em 2019. Após três temporadas, ele voltou para o futebol europeu para defender a Salernitana, seu clube nos últimos dois anos.