Competição começa neste sábado, na Colômbia; seleção brasileira tenta repetir pódio de dois anos atrás O Mundial Sub-20 Feminino começa neste sábado, na Colômbia, e o Brasil fará um dos quatro jogos do primeiro dia de competição. A equipe dirigida pela técnica Rosana Augusto vai estrear contra Fiji, às 20h (horário de Brasília), no estádio Anatasio Girardot, em Medellín - o sportv 2 transmite a partida, e o ge.globo acompanha em tempo real.
Priscila, atacante medalha de prata nas Olimpíadas, é o principal nome da seleção no Mundial Sub-20 Feminino
Rafael Ribeiro/CBF
O outro jogo do Grupo B, entre França e Canadá, será às 17h, também em Medellín. Pelo Grupo A, Camarões e México se enfrentam às 17h, e a anfitriã Colômbia entra em campo às 20h, contra a Austrália, as duas partidas no estádio El Campín, em Bogotá.
Confira a tabela completa do Mundial Sub-20 Feminino
Mundial Sub-20 Feminino marca a estreia de "gesto antirracismo" criado pela Fifa
O Mundial Sub-20 é o primeiro disputado por 24 seleções, divididas em seis grupos. A final será no dia 22 de setembro, no El Campín. Outra novidade é a introdução da fase de oitavas de final. Classificam-se os dois melhores de cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados.
A seleção brasileira tentará na Colômbia subir novamente ao pódio da competição, dois anos após o terceiro lugar do Mundial Sub-20 da Costa Rica - melhor resultado do Brasil, repetindo a campanha de 2006. Três jogadoras que estiveram naquele torneio estão no grupo atual: a zagueira Ravena, do São Paulo; a lateral Gi Fernandes, do Corinthians; e a atacante Priscila, do Internacional, que conquistou há três semanas a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris.
Para o jogo de estreia, Rosana Augusto ainda não terá a delegação completa. A meia Dudinha, do São Paulo, será liberada após o primeiro jogo da semifinal do Brasileiro Feminino, e Maiara Niehues, do Sporting-POR, se juntará à seleção após a fase preliminar da Champions League Feminina, na primeira semana de setembro. Outras duas jogadoras, Priscila e a lateral Fernanda, que substituiu Ana Flávia, cortada, chegaram apenas na quinta-feira a Medellín.
Seleção feminina sub-20 visita memorial das vítimas do voo da Chapecoense
Linda Caicedo é a estrela da Colômbia
A Colômbia recebe a competição vivendo o melhor momento do futebol feminino no país. A seleção adulta foi vice-campeã da Copa América em 2022 e chegou às quartas de final da Copa do Mundo do ano passado, seu melhor resultado na competição. Nos dois torneios, com destaque para a jovem camisa 10 Linda Caicedo, um dos grandes nomes deste Mundial Sub-20.
A atacante do Real Madrid, de 19 anos, começou a brilhar no Mundial Sub-17 de 2022, quando foi uma das artilheiras, com quatro gols, e recebeu a Bola de Prata como segunda melhor jogadora do torneio na campanha do vice-campeonato da Colômbia. No mesmo ano, disputou o Mundial Sub-20 da Costa Rica, quando a seleção colombiana caiu nas oitavas de final, eliminada pelo Brasil.
Brasil x Fiji
Dia e horário: 31/08, sábado, às 20h (horário de Brasília)
Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia)
Onde assistir: sportv 2, com tempo real no ge
VEJA OS GRUPOS DO MUNDIAL SUB-20 FEMININO
Grupo A - Austrália, Camarões, Colômbia e México
Grupo B - Brasil, Canadá, Fiji e França
Grupo C - Espanha, Estados Unidos, Marrocos e Paraguai
Grupo D - Alemanha, Coreia do Sul, Nigéria e Venezuela
Grupo E - Áustria, Gana, Japão e Nova Zelândia
Grupo F - Argentina, Coreia do Norte, Costa Rica e Holanda
Futebol feminino: Allan Caldas traz informações do Brasileirão e Mundial sub-20