Confronto entre Vélez Sarsfield e San Lorenzo reacende questionamentos sobre competição indefinida desde 1970 Quando Maher Carrizo marcou o terceiro gol da vitória do Vélez Sarsfield sobre o San Lorenzo pelas oitavas de final da Copa Argentina, o atacante de 18 anos não só sacramentou a classificação da equipe para as quartas, mas também pode ter decidido um título de 54 anos atrás. Em 1970, os rivais disputaram apenas a partida de ida da competição, e o campeão nunca foi estabelecido. Como uma partida da terceira fase de 2024 pode ter concluído uma questão que ficou no limbo por tantos anos? O ge explica.
Vélez Sarsfield venceu o San Lorenzo por 3 a 1 pela Copa Argentina
San Lorenzo/X
Nenhum dos jogadores em campo no clássico da última terça-feira era sequer nascido em 1970. Todos eles, porém, podem ter participado da decisão de 54 anos atrás. Em campo, a disputa foi quente. Ordoñez abriu o placar para o Vélez logo no início, e o resultado só mudou no segundo tempo. Cuello, com passagens por Athletico-PR e RB Bragantino, igualou. Na reta final, Brian Romero colocou o time de Liners na frente. Nos acréscimos, Maher Carrizo fez o terceiro do Vélez.
A comemoração em campo não foi de campeões. No Libertadores da América, casa do Independiente (os jogos da Copa Argentina são disputados em campo neutro), o Vélez comemorou apenas a classificação para as quartas. Enquanto isso, muitos torcedores celebraram um título. Nem todos os presentes na partida sequer estavam vivos no jogo de ida.
A Copa que não terminou
Era apenas a segunda edição da Copa Argentina. No ano anterior, o campeão havia sido o Boca Juniors comandado por Alfredo Di Stéfano, que conquistou o primeiro título como treinador. Em 1970, os xeneizes não estavam no caminho de ninguém. Vélez Sarsfield e San Lorenzo caminharam até a final durante um ano de competição.
Vélez Sarsfield e San Lorenzo disputaram a final da Copa Argentina de 1970
Reprodução
O grande intervalo entre as fases era comum na então jovem copa. Foram seis meses das oitavas até as quartas e mais cinco meses até as semifinais. Todos os confrontos eram decididos em ida e volta, o que não facilitava a pouca velocidade do torneio. A decisão ficou para março de 1971, e o palco foi o Estádio Don León Kolbovsky, do Atlanta, também de Buenos Aires. Os ventos pareciam caminhar para o lado de Boedo. Com apenas seis minutos de jogo, Ayala e Gónzalez já haviam marcado para o San Lorenzo. O Vélez, atrás do placar, repetiu o final do tempo final, e empatou em sete minutos com Benito e Mecca.
Empate no placar da ida, decisão na volta. A indefinição não era apenas sobre quem seria o campeão. Os clubes não sabiam a data e o local em que a partida seria disputada. Uma série de adiamentos e mudanças no cronograma afetaram a programação da Copa Argentina.
A equipe vencedora teria uma vaga na edição seguinte da Copa Ganhadores de Copa, promovida pela Conmebol. O torneio paralelo à Libertadores, mas a instituição decidiu que a competição teria caráter amistoso. Sem uma vaga para conquistar, os dirigentes de Vélez e San Lorenzo decidiram cancelar a disputa do jogo de volta da Copa Argentina.
Hiato e rumores de uma nova final
Sem campeão, sem decisão e sem competição, a bola só voltou a rolar na Copa Argentina 40 anos depois, em 2011. A Associação do Futebol Argentino (AFA) nunca confirmou se o atual torneio é uma continuação ou se é completamente distinto da copa homônima.
Taça da Copa Argentina
Reprodução
Desprendida ou não, a competição leva o mesmo nome e quase o mesmo formato da que não teve o título decidido. Com isso, o debate cresceu em 2011, e rumores sobre um acordo entre os dirigentes de Vélez Sarsfield e San Lorenzo aumentaram na mídia argentina. Os clubes teriam concordado que um encontro em qualquer fase decidiria o torneio de 1970.
Os rumores nunca foram confirmados pelos clubes ou por fontes oficiais da AFA, mas também ficou esquecido por anos. Desde 2011, os rivais não se encontraram na Copa Argentina. O Ciclón foi o time que chegou mais perto. Na segunda edição da era moderna, o San Lorenzo ficou com o vice-campeonato ao perder por 3 a 0 para o Arsenal de Sarandí na final.
Vélez campeão?
Afinal, o 3 a 1 pelas oitavas de final de 2024 deu o título de 1970 ao Vélez? A resposta é não. Nunca existiram provas que os clubes concordaram em trazer a decisão de 54 anos atrás para os dias atuais. Oficialmente, o time de Liniers também não comemorou nenhum título, e deixou a comemoração apenas para os torcedores.
Vélez Sarsfield venceu o San Lorenzo por 3 a 1 pela Copa Argentina
Vélez Sarsfield/X
O foco do Vélez é outro. A equipe aguarda a definição dos outros confrontos das oitavas para conhecer o adversário das quartas. Enquanto isso, o San Lorenzo foca na Libertadores, e recebe o Atlético-MG no Nuevo Gasómetro já na próxima terça-feira, às 21h30.