Jogadores, clube e dirigente foram denunciados pela Procuradoria do STJD A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Atlético-MG, os atacantes Hulk e Paulinho, e o presidente do clube, Sérgio Coelho, pelos episódios ocorridos no jogo contra o Palmeiras, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena MRV.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Galo! Clique aqui e siga o ge Atlético no WhatsApp
Aos 30 min do 1º tempo - cartão vermelho de Hulk do Atlético-MG contra o Palmeiras
Mais notícias do Atlético
Contratações do Atlético: veja quem chega, quem fica e quem sai
O julgamento está marcado para o dia cinco de agosto, às 11h20, no plenário do STJD, no Rio de Janeiro. O episódio que desencadeou as denúncias foi a expulsão de Hulk, por reclamação, ainda no primeiro tempo de jogo. Isso gerou a revolta de jogadores, dirigentes e torcida.
Hulk foi denunciado em dois artigos e pode levar até 12 partidas de suspensão. Já o atacante Paulinho, expulso após o encerramento da partida, pode ficar fora por até 22 jogos. A pena máxima de Sérgio Coelho, por sua vez, é pagamento de R$ 200 mil em multa e suspensão por 210 dias.
O Atlético, denunciado por arremesso de objetos no campo de jogo, pode pagar até R$ 100 mil em multa.
Artigos em que Paulinho foi denunciado:
Art. 254-A: Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente;
Art. 257: Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida, prova ou equivalente.
Artigos em que Hulk foi denunciado
Art. 258: Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código.
II - desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões.
Hulk é expulso pelo árbitro Rodrigo José Pereira de Lima em derrota do Atlético-MG
Gilson Lobo/AGIF
Artigos em que Sérgio Coelho foi denunciado
Art. 243-C.: Ameaçar alguém, por palavra, escrito, gestos ou por qualquer outro meio, a causar-lhe mal injusto ou grave.
Art. 243-F.: Ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto
Artigos em que o Atlético foi denunciado
Art. 206.: dar causa ao atraso do início da realização de partida, prova ou equivalente, ou deixar de apresentar a sua equipe em campo até a hora marcada para o início ou reinício da partida, prova ou equivalente.
Art. 213.: deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.
III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo. (AC).
Atlético-MG 0 x 4 Palmeiras | Melhores Momentos | 9ª Rodada | Brasileirão 2024
Relatos na súmula
A base para a denúncia feita pela Procuradoria partiu da súmula do jogo. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima registrou todos os episódios.
No documento, Lima explica os dois cartões amarelos por reclamação ao camisa 7. O primeiro: desaprovar com palavras ou gesto as decisões da arbitragem.
"Apita logo, c*", disse o jogador, de acordo com a súmula.
O lance é uma disputa de bola do atacante com Zé Rafael e Murilo no meio de campo. Hulk cai, e o árbitro marca falta para o Atlético. O atacante se levanta parecendo reclamar de algo e leva o primeiro amarelo.
Súmula de Atlético-MG x Palmeiras relata motivo de cartão amarelo para Hulk
Reprodução
Na sequência, segue falando com o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima e leva o segundo amarelo, sendo expulso. O árbitro não destaca nenhuma ofensa, mas cita duas situações: "O mesmo partiu em minha direção acintosamente, ficando face a face e gritando de forma de respeitosa."
Depois da expulsão, ele também cita que o Hulk empurrou o rosto do árbitro com o dedo indicador, além de se negar a sair do campo.
Outro episódio citado no documento envolve o presidente do Atlético, Sérgio Coelho. Segundo a arbitragem, ele proferiu palavras grosseiras no intervalo e também ao final da partida.
Súmula de Atlético-MG x Palmeiras relata ofensas de Sérgio Coelho
Reprodução
Paulinho, copos e cusparada na arbitragem e jogadores do Palmeiras
Rodrigo José Pereira de Lima registrou a situação envolvendo o atacante Paulinho, do Atlético, que foi expulso após o apito final, em confusão com Marcos Rocha.
Relato da expulsão de Paulinho após Atlético-MG x Palmeiras
Reprodução
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Atlético ????