Almada, Hakimi, Lacazette, Gatito... Sem o Brasil, torneio com 16 seleções começa nesta quarta, com alguns jogadores conhecidos; confira Campeão olímpico em Tóquio, técnico André Jardine comenta ausência do Brasil no futebol masculino em Paris
A cerimônia de abertura das Olímpiadas de Paris 2024 acontece nesta sexta-feira, mas o futebol começa nesta quarta-feira, a partir das 10h (de Brasília). Argentina x Marrocos, pelo Grupo D, dará o pontapé inicial na atual edição dos Jogos Olímpicos. O ge preparou uma lista dos nomes mais expressivos do torneio masculino, que não terá o Brasil.
O jogo inaugural, por exemplo, conta com alguns jogadores que estiveram na última Copa do Mundo, como Almada, Otamendi e Julián Álvarez, pela Argentina, e a estrela marroquina Hakimi, do PSG. As seleções do futebol masculino convocaram 22 atletas para as Olimpíadas. Cada uma pode chamar até três atletas com mais de 23 anos.
+ Olimpíadas: veja a tabela do futebol masculino
+ Olimpíadas: veja a tabela do futebol feminino
Confira a lista:
Argentina
Thiago Almada com a taça da Copa do Mundo
Marc Atkins/Getty Images
Recém chegado ao Botafogo sendo o jogador mais caro da história do esporte no país, Thiago Almada ainda não estreou no Brasil. Mesmo sem ter atuado pela nova equipe, o jovem de 23 anos é bastante conhecido pelos feitos no Velez Sarsfield e pelo Atlanta United. Além disso, Almada foi campeão da Copa do Mundo do Catar.
Julian Alvarez comemora gol da Argentina contra o Canadá, pela Copa América
REUTERS/Agustin Marcarian
Julián Álvarez surge como uma prova de que os jovens não se cansam. Mesmo depois de disputar 70 jogos na temporada 2023/24, divididos entre Manchester City e a seleção principal da Argentina, Álvarez vai para Paris. O atacante de 24 anos conquistou a Copa América nos Estados Unidos e se juntou rapidamente ao grupo olímpico.
Otamendi com a camisa da Argentina em amistoso olímpico
Divulgação
Experiência aliada à juventude pode ser uma boa combinação para a conquista de títulos. O zagueiro de 36 anos se junta aos jovens argentinos em busca do ouro olímpico. Assim como Álvarez, Otamendi venceu a Copa América de 2024 e se juntou ao grupo que está em Paris. Zagueiro histórico da seleção Argentina, o jogador tem 117 jogos pelo time principal do país.
Espanha
Fermín López celebra a conquista da Euro 2024 pela Espanha
Lee Smith / Reuters
Assim como alguns jogadores da Argentina, Fermín López esteve com a seleção da Espanha na disputa de um torneio de seleções, mas na Europa. O atacante do Barcelona foi campeão da Euro 2024 e integra o grupo olímpico em busca de uma dobradinha de títulos com a seleção espanhola. Com apenas 21 anos, Fermín pode ser um dos líderes do grupo espanhol no caminho para a medalha de ouro.
Álex Baena em ação pela seleção principal da Espanha
Getty Images
Álex Baena, meia de 23 anos do Villarreal desponta como um grande armador para seus companheiros de equipe. Na temporada 2023/24, disputou 45 jogos e deu 16 passes para gols do seu time. Baena também integrou o time principal da Espanha que conquistou a Euro 2024.
Cubarsí defendeu a Espanha no último Mundial sub-17
Ben McShane - Sportsfile/UEFA via Getty Images
Pau Cubarsí tem apenas 17 anos e começou a ser integrado ao elenco do Barcelona na temporada 2023/24. Sem ser titular desde o início da sua carreira como profissional, realizou 24 jogos pelo clube espanhol e é um jogador que gera muitas expectativas nos torcedores espanhóis.
França
Lacazette marcando gol em amistoso pela seleção olímpica de futebol da França
Divulgação/Federação da França
Alexandre Lacazette é mais um nome experiente. O atacante do Lyon tem 33 anos e vai estar junto com o grupo de jovens franceses que buscam o ouro olímpico. O jogador vem de uma boa temporada, com 22 gols marcados em 35 partidas e será uma das lideranças do time francês.
Lukeba em ação durante amistoso da seleção olímpica da França
Koji Watanabe / Getty Images
Castello Lukeba tem apenas 21 anos e é titular na equipe do Red Bull Leipzig, da Alemanha. O zagueiro foi vendido por 30 milhões de euros pelo Lyon para o novo clube em 2023 e teve uma ótima temporada de estreia, com 41 jogos disputados, sendo titular em 33 oportunidades.
Michael Olise foi comprado pelo Bayern de Munique nesta semana por 53 milhões de euro, se tornando o quarto jogador mais caro da história do clube. O atacante de 22 anos marcou 10 gols em 19 jogos e despertou o interesse da equipe alemã, que investiu pesado para contar com o jovem.
Ugochukwu em ação pelo Chelsea
Chris Lee / Chelsea FC
Lesley Ugochukwu é um volante de 20 anos que joga no Chelsea, da Inglaterra. Entre os possíveis destaques da França, foi o que menos entrou em campo na temporada passada, disputando 15 jogos pelo clube inglês. Foi seu primeiro ano na equipe londrina, que desembolsou mais de 27 milhões de euros para contratá-lo em 2023.
Marrocos
Hakimi em Marrocos x África do Sul
Sia Kambou/AFP
Achraf Hakimi é o grande nome do futebol marroquino nos últimos anos. O lateral-direito do Paris Saint-Germain é um dos melhores nomes da posição a nível mundial e tem bastante experiência com 25 anos de idade. Com uma grande vocação para o ataque, costuma aparecer bem e participar de gols nos clubes e na seleção. O atleta já tem tem duas participações em Copas do Mundo.
Ezzalzouli em ação pela seleção do Egito
De Fodi Images / Getty Images
Abdessamad Ezzalzouli é outro grande talento revelado pelo futebol marroquino. O ponta de 22 anos também disputou a Copa do Mundo de 2022 ao lado de Hakimi. Ele foi comprado pelo Barcelona, mas não teve tanto brilho no clube, chegando a ser emprestado ao Osasuna antes de ser vendido ao Betis. Por lá, não é titular absoluto, mas costuma ser muito utilizado como reserva.
Paraguai
Gatito Fernández, do Botafogo
Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo terá mais de um jogador nas Olímpiadas 2024. O goleiro Gatito Fernández foi convocado para a seleção olímpica e estará na França com os jovens talentos do Paraguai. Aos 36 anos, vai disputar seus primeiros jogos olímpicos da carreira.
Balbuena, em ação pela seleção principal do Paraguai na Copa América 2024
Omar Vega / Getty Images
Balbuena, ex-zagueiro do Corinthians e atual jogador do Dínamo de Moscou tem 32 anos e será mais um nome de peso no grupo que busca a medalha de ouro para o Paraguai. O defensor disputou a Copa América de 2024 e foi titular nas três partidas da seleção no torneio.
Enciso, em ação pela seleção principal do Paraguai na Copa América 2024
Buda Mendes / Getty Images
Enciso esteve com Balbuena na Copa América e será mais um atleta a fazer a dobradinha entre um torneio da seleção principal com o da seleção olímpica. Com apenas 20 anos, o camisa 10 do Brighton foi um dos destaques do Paraguai no torneio, sendo referência técnica do time nas jogadas do ataque e nas bolas paradas.
Egito
Mohamed Elneny, do Egito
Patrick Smith - FIFA/FIFA via Getty Images
A seleção do Egito tem um caso curioso entre os convocados para Paris 2024. O volante Elneny, de 32 anos, já realizou 100 partidas defendendo a equipe principal do país. Recentemente, entrou para a grande barca do Arsenal, que dispensou diversos jogadores que não estavam nos planos do clube.
Guiné
Ilaix Moriba em ação pelo Getafe
Juan Manuel Serrano Arce / Getty Images
A seleção da Guiné tem Ilaix Moriba como um de seus principais jogadores para fazer uma boa campanha nas Olímpiadas. Apesar de ter sido dispensado do Getafe sem ter feito uma grande temporada, o meia de 21 anos pode se destacar como um dos líderes do elenco guineense.
Israel
Oscar Gloukh em partida do RB Salzburg na Liga dos Campeões
Sepa Media / Getty Images
Israel tem em Oscar Gloukh uma grande arma para buscar uma medalha em Paris. O meia de apenas 20 anos é jogador do Red Bull Salzburg e terminou a temporada 2023/24 com 39 partidas disputadas, nove gols marcados e 15 assistências. Apesar da pouca idade, já tem 12 jogos vestindo a camisa da seleção principal de Israel.
República Dominicana
Junior Firpo em ação pelo Leeds United
John Walton / PI Images
Junior Firpo é o jogador mais conhecido entre os convocados para defender a seleção da República Dominicana nas Olímpiadas de Paris. O defensor de 27 anos foi comprado por 20 milhões de euros pelo Barcelona em 2019 e disputou 41 partidas em duas temporadas no clube. Atualmente, é jogador do Leeds United, da Inglaterra.
Estados Unidos
Kevin Paredes em treinamento da seleção olímpica dos Estados Unidos
Andrea Vilchez / ISI
Kevin Paredes tem 20 anos e atua pelo Wolfsburg, da Alemanha. O atacante de lado iniciou sua carreira como profissional no futebol dos Estados Unidos e foi comprado pelo clube alemão por quase 7 milhões de euros.