Plano inicial de Artur Jorge era trabalhar com elenco curto, mas calendário cheio faz português recalcular rota Artur Jorge diz que existiam "fantasmas" de 2023 no Botafogo logo que chegou
Mesmo com mais de R$ 200 milhões investidos em reforços na temporada, o mercado do Botafogo deve contar com mais entradas. O clube negocia com Matheus Martins, da Udinese, e Georgios Vagiannidis, do Panatinaikos.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Os movimentos são claros: aumentar a profundidade do elenco diante do pesado calendário do futebol brasileiro. Inicialmente, a ideia do treinador Artur Jorge era ter um plantel mais enxuto - algo que o Alvinegro até realizou na primeira janela, nos meses iniciais do ano -, mas que foi alterado pela forma como o português viu o contexto do país.
- Tenho uma ideia muito mais curta para trabalhar com jogadores dentro do elenco, mas precisamos nos adaptar aos contexto. Mas fiz os ajustes. Entendi que hoje precisamos de um pouco mais daquilo que eu tinha. Estamos fazendo esse reajuste, que terá mais entradas e saídas. Ajustes para criar, acima de tudo, mais competitividade, que é mais do que um número. Dessa forma conseguimos ter um grupo com exigência altíssima, com as três competições, mas equilibrado dentro da qualidade do treino no dia a dia, com todos os jogadores motivados com a possibilidade jogar. Faço esse ajuste ligeiramente em relação ao que era meu ideal número, mas sem ultrapassar muito - explicou em entrevista ao ge.
No começo do ano, o Botafogo emprestou jovens - como Newton, Matías Segovia e Carlos Alberto - com intenção de dar mais tempo de jogo a eles em outros clubes. O Alvinegro, porém, sofreu com lesões durante os primeiros meses de temporada, e Artur Jorge teve que improvisar jogadores e recorrer a atletas das categorias de base para completar a relação.
+ Artur Jorge diz que existiam "fantasmas" no Botafogo e revela inspiração ofensiva em Cruyff e Klopp
Vagiannidis, inclusive, foi uma indicação do próprio técnico. O português viu o grego em ação na fase preliminar da última Liga dos Campeões, quando o Braga, clube que comandava, eliminou o Panatinaikos. A diretoria e o núcleo de scout da SAF aprovaram o nome.
- Quero estar bem em todas as três frentes. É difícil para os atletas competirem em um curto espaço de tempo, fisiologicamente. É complicado que a gente consiga ter atletas com desempenho igual. Temos também a questão de idade, histórico de lesão, por isso temos que ter um elenco competitivo e com qualidade em cada uma das posições. Não destaco nenhuma das competições. Uma das coisas que me agrada é que estamos constantemente competindo, e eu gosto disso. Nós falamos sobre projeto, ideia, não é imposição, mas temos que estar todos alinhados e falamos sobre essas dificuldades. Eu acredito muito neles, que vão poder lutar. E isso faz eu me sentir bem nesse meio - analisou o treinador.
Matheus Martins e Vagiannidis, Botafogo
Infoesporte
+ Análise: Botafogo supera cansaço, vence Inter sem passar sustos e confirma liderança merecida
O nome de Matheus Martins teve aprovação interna porque ele pode atuar nas três posições ofensivas - ponta esquerda, ponta direita e centro. Na última temporada, pelo Watford, da Inglaterra, o atacante jogou preferencialmente pelo lado esquerdo do ataque. As negociações estão em estágio avançado.
Movimentos do Botafogo na janela
Chegadas confirmadas: Allan, Igor Jesus e Thiago Almada
Podem chegar: Georgios Vagiannidis e Matheus Martins
Deixaram o clube: Jacob Montes (RWD Molenbeek), Sousa (RWD Molenbeek) e Matías Segovia (Al-Ain)
+ Leia mais notícias do Botafogo
O Alvinegro ainda busca a contratação de um zagueiro - Joaquim, do Santos, foi cogitado, mas a transação não aconteceu pelos valores pedidos pelo Peixe.
Artur Jorge não esconde: o objetivo da temporada é conquistar um título com o Botafogo. O Alvinegro é o líder do Brasileirão e está nas oitavas de final da Copa do Brasil e Conmebol Libertadores.
- Legado de grande dedicação, trabalho e objetivos alcançados. Tenho metas, desejos pessoais. Todas são muito difíceis, mas tenho tido o cuidado de gerir minhas próprias expectativas, mas gostaria de poder gerir a expectativa dos torcedores para que possamos fazer as coisas serenamente. E isso não quer dizer que não terá determinação e ambição, mas fazer o percurso com obstáculos, mas não desviar do caminho, que tem três pontos de chegada. Se conquistar algum desses títulos, para mim, seria topo da realização completa - finalizou Artur.
???? Ouça o podcast ge Botafogo ????
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv