Argentino assume comando técnico com missões urgentes e a longo prazo Apresentação do técnico Ramon Diaz no Corinthians
Ramón Díaz iniciou sua trajetória como técnico do Corinthians na quinta-feira. O contrato assinado até o fim de 2025 tem uma série de desafios ao argentino de 64 anos.
O Timão vai contar com Ramón Diaz à beira do campo na partida contra o Criciúma, terça-feira, na Neo Química Arena, às 21h (de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão. O argentino foi registrado na CBF e teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) na última sexta.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
Para poder ser registrado pelo Corinthians, Ramón Díaz precisou primeiro se desligar do Vasco. Embora tenha deixado o clube há mais de dois meses, ele constava no sistema da CBF como treinador do Cruz-Maltino.
O terceiro técnico efetivo do Corinthians em 2024 assume o clube na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com importantes lacunas no elenco e com o desafio de mudar a perspectiva do clube na disputa das Copas.
Mais notícias do Corinthians:
+ Quem é o diretor que quer trazer Balotelli
+ Empresa quer bancar chegada do atacante italiano
Ramón Díaz e Augusto Melo, presidente do Corinthians
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Abaixo, o ge lista os cinco principais desafios de Ramón Díaz no Corinthians:
Fuga do rebaixamento
Com desempenho abaixo do esperado e apenas duas vitórias após 16 rodadas no Campeonato Brasileiro, o Corinthians desenha, pelo menos neste momento, a disputa para se manter na Série A em 2024.
O cenário é parecido com o qual o treinador argentino vivenciou no Vasco na temporada passada, conseguindo evitar o rebaixamento.
Ramón Díaz chega para salvar o Corinthians no rebaixamento
O próprio Corinthians lutou até as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de 2023 para escapar das últimas posições, conseguindo ficar à frente do Vasco comandado por Ramón Díaz.
Neste momento, o Timão ocupa a 17ª colocação, com duas vitórias, seis empates e oito derrotas. O aproveitamento é de apenas 25%, o que precisa ser mais ao menos dobrado na sequência da competição para o clube sonhar com a manutenção na Série A.
Reestruturação do elenco
Um dos pontos mais sensíveis do Corinthians é conseguir reequilibrar o elenco depois de inúmeras perdas de jogadores que eram líderes.
O Corinthians acertou a contratação goleiro Hugo e tem outros nomes em estágio avançado de negociação, casos dos meio-campistas Alex Santana e Charles, além do zagueiro André Ramalho. A chegada de todos os reforços, a partir de agora, terão de passar pela aprovação de Ramón Díaz.
Mario Balotelli leva a taça antes de Manchester City x Inter de Milão
Reuters
A intenção do Corinthians é fazer ao menos quatro contratações, número prometido pelo presidente Augusto Melo em conversa com torcedores. O Timão negocia com o italiano Mario Balotelli.
Inicialmente, Ramón Díaz terá a possibilidade de indicar outros nomes para o Corinthians. O planejamento do clube no mercado é de buscar peças que se encaixem no perfil financeiro e que não necessitem de grande investimento.
Padrão de jogo
Augusto Melo tinha em mente a contratação de Fábio Carille para a recuperação de uma forma de jogar que surtiu efeito e rendeu títulos ao Corinthians nos anos que antecederam o jejum de conquistas do clube, atualmente de cinco temporadas.
Time do Corinthians que entrou em campo contra o Vasco
André Durão
A direção alvinegra entende que é necessário ter um estilo de jogo característico, algo que ficou marcado no clube nos anos anteriores ao último título conquistado, o Campeonato Paulista de 2019.
A chegada de Ramón Díaz é vista como uma importante virada de chave para que o Corinthians volte a ter uma ideia de jogo definida. E isso tem ligação direta com o próximo tópico.
Fortalecimento da defesa
A melhora defensiva é o ponto mais crítico dentro de campo do atual Corinthians. O time sofreu gol nos últimos dez jogos, aumentando a dificuldade em conseguir pontuar e muitas vezes correr atrás da inversão do resultado dentro de uma proposta de jogo reativa.
Desde o fim do ano passado, a defesa perdeu Cássio, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos, jogadores que eram referências técnicas e táticas. Apenas Fagner seguiu no clube na linha defensiva considerada titular, mas neste mento é desfalque se recuperando de uma lesão muscular.
Matheus Donelli defende pênalti para o Corinthians contra o Cuiabá
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A disputa no gol deve ficar mais acirrada com o novo treinador. Matheus Donelli assumiu a função com as saídas de Cássio e Carlos Miguel, mas ganhou a concorrência de Hugo Souza.
Na defesa, Félix Torres e Cacá foram a dupla titular neste momento, com Gustavo Henrique como substituto direto. O Timão tem encaminhada a contratação de André Ramalho.
Na lateral esquerda, o maior problema. Diego Palácios só deve retornar em 2025, enquanto Hugo e Matheus Bidu não se firmaram e sofrem críticas por atuações abaixo do esperado.
+ Leia mais notícias do Corinthians
Blindagem do elenco
Uma das principais atribuições de Ramón Díaz será conseguir blindar os jogadores das inúmeras notícias que rondam o clube diariamente, a maioria delas extracampo.
Fabinho Soldado, Ramón Díaz e Augusto Melo
Corinthians
António Oliveira tinha importante papel em conseguir manter o elenco focado no trabalho do dia a dia e evitar que as polêmicas fora de campo influenciassem no desempenho dos jogadores. A virtude foi o que manteve o treinador há mais tempo no cargo.
Ramón Díaz viveu cenário parecido no Vasco com a SAF e as inúmeras discussões administrativas que acabaram aumentando a pressão por resultados dentro de campo.
No Corinthians, a missão será evitar que o elenco se distancie de Augusto Melo e do departamento de futebol, relação considerada importante para a manutenção da harmonia entre elenco e diretoria.
???? Ouça o podcast ge Corinthians????
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e