Técnicos de Palmeiras e Vasco costumam se encontrar quando estão em Portugal e vão jogar um contra o outro pela primeira vez... no futebol - porque o embate já ocorreu em outro esporte Palmeiras e Vasco se enfrentam na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão que será marcada pelo confronto entre Abel Ferreira e Álvaro Pacheco. Os treinadores portugueses são grandes amigos.
+ Com lesão, Praxedes desfalca o Vasco; Adson treina e pode pegar o Palmeiras
Pedrinho diz que derrota do Vasco para o Flamengo foi "inadmissível" e "inaceitável"
Álvaro comentou a amizade com o técnico multicampeão com o Palmeiras em sua coletiva de apresentação no Vasco, duas semanas atrás.
- Tenho muito carinho por ele (Abel). Uma amizade muito grande. Quando ele vai a Portugal, normalmente nos encontramos, falamos sobre futebol. Para aprendermos mais com uns com os outros - disse o técnico do Vasco.
- Sem dúvidas, eu aprendo mais com ele do que ele comigo, porque ele tem uma carreira brilhante. Estou a iniciar, mas também acredito que terei uma carreira boa - completou.
Álvaro Pacheco e Abel Ferreira, técnicos de Vasco e Palmeiras
Arquivo Pessoal
Álvaro, 52 anos, e Abel, 45, são naturais de cidades praticamente vizinhas em Portugal. O técnico do Vasco é de Felgueiras, enquanto o do Palmeiras nasceu em Penafiel. A distância entre os municípios é de apenas 31 quilômetros, cerca de 25 minutos de viagem de carro.
Abel Ferreira tem um carinho muito grande pelo clube de sua cidade, o Penafiel, que atualmente disputa a segunda divisão em Portugal. Álvaro trabalhou na equipe em duas oportunidades: foi treinador nas categorias de base entre 2009 e 2011 e auxiliar-técnico do time principal de 2012 a 2014.
A amizade entre eles começa por aí.
Em dezembro do ano passado, com o fim da temporada no futebol brasileiro e o recesso na Europa, os dois se encontraram em Portugal. Álvaro compartilhou o momento em suas redes sociais e escreveu: "Sempre bom encontrar os amigos".
Rivais no padel
Apesar de terem idade e origem parecidas, Abel Ferreira e Álvaro Pacheco nunca se enfrentaram como treinadores. O último clube que Abel treinou em Portugal foi o Braga, em 2019 - nessa época, Álvaro iniciava sua carreira à frente do Fafe, na terceira divisão.
O Palmeiras x Vasco da próxima quinta-feira, no Allianz Arena, será o primeiro duelo entre os amigos... no futebol. Porque o embate já ocorreu em outro esporte muito apreciado pela dupla: o padel.
Álvaro Pacheco, técnico do Vasco, jogando padel
Arquivo Pessoal
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em jogo de padel com amigos
Arquivo Pessoal
Nas vezes em que se encontram em Portugal, os treinadores colocam o papo em dia, obviamente falam muito sobre futebol e também jogam algumas partidas de padel, esporte similar ao tênis, disputado com o uso de raquetes em uma quadra fechada cujas paredes recolocam a bola no jogo.
Em 2022, numa coletiva após empate com o Flamengo, Abel deu o recado de que seus jogos de padel não são nada amistosos.
- Quando vou jogar padel com os meus adjuntos, tenho de os atropelar. Quando estou a jogar com as minhas filhas, a minha esposa começa a dizer que eu sou um insensível. Digo-lhe que não, a vida vai bater-nos muito. Na competição não é para fazer amigos, é para ganhar. Fora do jogo, estou em paz com toda a gente - disse ele.
O Vasco de Álvaro Pacheco no momento ocupa a 14ª colocação do Brasileirão, com seis pontos. Já o Palmeiras de Abel Ferreira está em sétimo, com 11.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Vasco
???? Ouça o podcast GE Vasco ????
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV: