Futebol no Brasil está chato? Por que tem tanta gente no estádio, então?
Foram 63 mil ao Maracanã para Vasco x Cruzeiro, 38 mil para Palmeiras x Atlético Goianiense e a maior média de público num início de Brasileirão em dez anos O maior risco de quem trabalha com o que amava na infância e adolescência é se desapaixonar. E um dos méritos de um jornalista é ser crítico e duvidar de tudo. Eis o dilema, que pode nos passar muitas vezes. Ser crítico daquilo que você ama -- ou amou. Porque ninguém viu nada igual a um garoto de dez anos ao assistir a Zico jogar. E ele nunca se conformará em dizer que Messi jogou mais, quando tiver cinquenta, pelo simples fato de que seu sentido crítico o impede.
Líder em público no Brasileiro, Flamengo pega o Fortaleza no Maracanã
Quem jogou mais? Zico ou Messi? Bem... Você que responda.
Vi Zico aos 12 anos e ninguém jogou mais do que o Zico que eu vi, quando eu tinha 12... Memória afetiva x visão adulta são duas coisas difíceis de comparar.
Mas a pergunta é sobre a comparação atual mesmo. Dizemos que o Brasileirão está chato, o futebol brasileiro insosso -- sim, é difícil comparar com Premier League, penso -- mas mesmo assim leva 58 mil ao MIneirão, 38 mil ao Allianz Parque, 43 mil ao Maracanã.
A melhor média de público do Brasil em dez anos não pode ser acaso. Ninguém vai ao estádio numa quarta-feira fria, para ver jogo ruim. Ok, vai para ver seu time. Mas dizemos que as arquibancadas estão elitizadas e o cara que tem dinheiro pode optar por programas caros, se forem melhores. Da viagem ao teatro, ao parque, ao cinema, ao... Ele vai ao estádio? Então não é tão ruim.
É mais do que isto. Não havia tanta gente nos estádios brasileiros nos últimos dez anos, o Brasileiro de 2019 foi o de maior público médio desde 1983 (o recorde) e este pode quebrar a marca de 39 anos atrás. Existe um fenômeno que nós, imprensa, não estamos conseguindo retratar. Se o futebol é chato e se o ingresso está elitizado, por que o público médio nos estádios está aumentando?
Fonte: Ge