Seleção sul-americana não perde há dois anos (19 jogos) e espanhóis sustentam oito partidas sem derrota Adversária da seleção brasileira na próxima terça-feira, a Espanha enfrenta a Colômbia nesta sexta, no Estádio Olímpico de Londres, em amistoso que opõe duas equipes em grande fase. Campeões da última Liga das Nações da Uefa, em 2023, os espanhóis defendem uma invencibilidade de oito jogos Já os colombianos, em terceiro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, não perdem há 19 partidas. O ge acompanha a partida em tempo real, às 17h30 (horário de Brasília).
Colômbia venceu o Brasil por 2 a 1 em sua série invicta
+ Veja mais notícias de futebol internacional
O amistoso faz parte da preparação das duas seleções para suas respectivas competições continentais, no meio do ano. A Espanha está no Grupo B da Eurocopa, com Itália, Croácia e Albânia. Já a Colômbia disputará a Copa América, nos Estados Unidos, e será adversária do Brasil no Grupo D (veja a tabela completa).
Rodri, em treino da Espanha antes de jogo com a Colômbia
Susana Vera/Reuters
O técnico espanhol Luis de la Fuente tentou na véspera da partida blindar a seleção da crise enfrentada pela Federação Espanhola, que está sendo investigada por contratos irregulares com a Arábia Saudita. Dois executivos suspeitos de envolvimento no caso foram demitidos, e o ex-presidente da Federação Luis Rubiales está entre os investigados.
– A crise não vai influenciar (no jogo), mas não vivemos alheios ao que acontece. Queremos dar boas notícias à torcida e para isso temos que jogar bem, estar concentrados e colocar o nome da Espanha onde merece. Não é algo agradável para a imagem. Temos que estar focados no futebol, e que se apurem as responsabilidades – afirmou o treinador.
Se a Espanha pode se orgulhar de estar há um ano sem perder, desde o 2 a 0 para a Escócia, no fim de março de 2023, um dos titulares da Fúria carrega uma invencibilidade pessoal ainda mais impressionate. Aquela partida foi a última derrota do volante Rodri tanto pela Espanha como com a camisa do Manchester City.
– Estar há tanto tempo sem eprder me orgulha muito como jogador, só que importa mais levar a equipe a ganhar do que as estatísticas individuais. Meu objetivo é ganhar títulos. Estou muito feliz de medir forças com a Colômbia e o Brasil, são dois testes importantes para seguir com nossa preparação para a Euro – disse Rodri na entrevista coletiva de véspera de jogo.
Invencibilidade é assunto também na Colômbia, que não perde há dois anos, desde a derrota por 1 a 0 para a Argentina, em fevereiro de 2022. O técnico Nestor Lorenzo assumiu a equipe em junho daquele ano e soma 11 vitórias e cinco empates desde então.
O treinador argentino vê os amistosos contra a Espanha e Romênia, adversária seguinte, na terça-feira, como bons testes antes da Copa América.
– A exigência será máxima. Espanha é uma campeã mundial, tem um jogo muito reconhecido. É um jogo de preparação, para nos medir. Há quatro meses não nos juntamos, queremos dar uma identidade à equipe – declarou em entrevista coletiva.
Espanha x Colômbia
Data: 22/03, às 17h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Olímpico de Londres, Inglaterra
Onde assistir: ESPN, Star+ e em tempo real no ge
Prováveis escalações
Espanha: Simon, Carvajal, Le Normand, Laporte e Grimaldo; Merino, Rodri e Ruiz; Olmo, Morata e Nico Williams. Técnico: Luis de la Fuente
Colômbia: Ospina, Muñoz, Mojica, Lucumi e Arias; Castaño, Carrascal, Quintero e James Rodriguez; Luis Diaz e Borré. Técnico: Nestor Lorenzo
"Brasil não é favorito contra Inglaterra e Espanha", analisa Gringolândia