anuncie

Japoneses na Europa em 2021-22: Parte 5 - Itália, França e Holanda

Por Virtual Rondônia em 12/06/2022 às 22:46:14
Yoshida vive altos e baixos na Sampdoria; Onaiwu é campeão e promovido com o Toulouse; Doan, Nakayama e Sugawara fazem boas temporadas na Holanda Eiji Kawashima e Maya Yoshida, dois dos maiores veteranos da atual seleção japonesa, seguem em atividade nas principais ligas do futebol europeu, um na Ligue 1 e outro na Serie A. Enquanto isso, vários nomes do presente e futuro dos Samurais Azuis continuam evoluindo na Eredivisie. Ritsu Doan, o principal talento, foi importante para o PSV Eindhoven e até levantou taça. O polivalente Yuta Nakayama foi um dos nomes do ano do PEC Zwolle e o promissor Yukinari Sugawara acumulou mais experiência do que nunca pelo AZ Alkmaar. Ah, ainda teve Ado Onaiwu entre os destaques do Toulouse, campeão e promovido na Ligue 2. Confira como foi o ano dos japoneses que jogaram nos campeonatos Italiano, Francês e Holandês:

Veja também:

Parte 1 - Alemanha

Parte 2 - Bélgica

Parte 3 - Inglaterra e Escócia

Parte 4 - Espanha e Portugal

Maya Yoshida (Sampdoria)

Zagueiro, 33 anos (24/08/1988) - Temporadas na Europa: 13

O capitão da seleção japonesa viveu um ano de altos e baixos em Gênova. Teve um bom primeiro semestre, sempre como titular, e até fez gol nas gigantes Inter e Juventus. Em janeiro, sofreu uma lesão na coxa e, no primeiro jogo como titular ao retornar, anotou sua terceira assistência na temporada, mas na semana seguinte marcou um gol contra no duelo com a Juventus e foi para o banco no resto do campeonato. A Sampdoria fez uma campanha decepcionante na Serie A, só lutou contra o rebaixamento e teve a sétima defesa mais vazada. Yoshida pelo menos teve um bom desempenho ofensivo e foi o maior goleador da equipe entre os defensores, além de ficar entre os líderes de assistências da Samp.

Campeonato Italiano: 26 jogos (19 como titular), 2 gols, 3 assistências – 15º lugar

Copa da Itália: Não jogou – Oitavas de final

Situação na seleção: Titular absoluto e capitão

Avaliação da temporada: RAZOÁVEL

Eiji Kawashima (Strasbourg)

Goleiro, 39 anos (20/03/1983) - Temporadas na Europa: 12

De contrato renovado para sua quarta temporada no Strasbourg, Kawashima começou o campeonato como segundo goleiro, na reserva de Matz Sels. Desta vez o belga manteve-se saudável em toda a campanha, então o japonês teve poucas chances de entrar em campo, mas passou invicto nos dois jogos em que atuou, um pela liga e outro pela copa nacional.

Campeonato Francês: 1 jogo (titular), 0 gol sofrido, 1 jogo sem sofrer gol – 6º lugar

Copa da França: 1 jogo (titular), 0 gol sofrido, 1 jogo sem sofrer gol – 32 avos de final

Total: 2 jogos (2 como titular), 0 gol sofrido, 2 jogos sem sofrer gol

Situação na seleção: Compõe elenco

Avaliação da temporada: SEM NOTA

Ado Onaiwu (Toulouse)

Atacante, 26 anos (08/11/1995) - Temporadas na Europa: 1

Contratado do Yokohama F-Marinos em setembro de 2021 por 700 mil euros, o centroavante assinou com o Toulouse até junho de 2024. Onaiwu alternou bons e maus momentos nos Violetas; às vezes fazia gols em jogos consecutivos, às vezes passava várias semanas sem marcar. Ficou até um tempo como reserva, mas no fim das contas o saldo foi positivo e ele terminou a campanha em alta, com 12 gols no total, incluindo o que valeu o acesso de volta para a Ligue 1 com três rodadas de antecedência.

Segunda Divisão Francesa: 38 jogos (27 como titular), 10 gols, 2 assistências – Campeão

Copa da França: 5 jogos (4 como titular), 2 gols, 1 assistência – Oitavas de final

Total: 43 jogos (31 como titular), 12 gols, 3 assistências

Situação na seleção: Não é convocado desde outubro de 2021

Avaliação da temporada: BOA

Naomichi Ueda (Nîmes)

Zagueiro, 27 anos (24/10/1994) - Temporadas na Europa: 4

Após um primeiro semestre em que jogou pelo Nîmes por empréstimo e foi rebaixado na Ligue 1, Ueda foi contratado em definitivo e assinou por dois anos, mas os Crocodilos não fizeram boa campanha na Ligue 2 e passaram longe do acesso. O japonês, que tem o jogo aéreo como principal arma, foi titular na maioria dos jogos, mas depois de uma troca de treinador ele passou a revezar entre a titularidade e o banco de reservas. Na seleção também suas oportunidades estão diminuindo e ele não foi chamado para os amistosos de junho.

Segunda Divisão Francesa: 28 jogos (23 como titular) – 9º lugar

Copa da França: 3 jogos (3 como titular) – 64 avos de final

Total: 31 jogos (26 como titular)

Situação na seleção: Perdendo espaço nas convocações

Avaliação da temporada: RUIM

Ritsu Doan (PSV Eindhoven)

Meia, 23 anos (16/06/1998) - Temporadas na Europa: 5

Após uma ótima temporada emprestado ao Arminia Bielefeld, esperava-se que Doan seria mais uma vez emprestado a outro clube alemão, mas no fim das contas ele permaneceu no PSV. Não foi relacionado para os primeiros jogos do time, mas quando entrou em campo pela primeira vez, em setembro, marcou um golaço em jogada individual contra o AZ Alkmaar. Em dezembro, quando fez gol e assistência na goleada por 4x1 sobre o Utrecht, foi eleito terceiro melhor jogador da rodada. Raramente ele jogou os 90 minutos e muitas vezes começou no banco, mais por causa da política do técnico alemão Roger Schmidt de rodar o elenco o máximo possível. Doan foi importante para o PSV e se destacou pelas jogadas individuais atuando geralmente pelo lado direito, mas teve versatilidade para jogar em todas as posições do meio-campo, até como volante. Ao fim da temporada, voltaram os boatos de clubes alemães interessados nele e tudo parecia certo para uma transferência ao Mainz, só que a negociação melou porque o novo técnico do PSV, Ruud van Nistelrooy, quer primeiro analisar todo o seu elenco para decidir quais jogadores serão liberados.

Campeonato Holandês: 24 jogos (17 como titular), 8 gols, 1 assistência – Vice-campeão

Supercopa: Não jogou – Campeão

Copa da Holanda: 5 jogos (1 como titular), 2 gols – Campeão

Liga dos Campeões: Não jogou – Playoffs

Liga Europa: 4 jogos (3 como titular), 1 assistência – Fase de grupos

Conference League: 6 jogos (2 como titular), 1 gol, 1 assistência – Quartas de final

Total: 39 jogos (23 como titular), 11 gols, 3 assistências

Situação na seleção: Compõe elenco

Avaliação da temporada: BOA

Yuta Nakayama (PEC Zwolle)

Zagueiro/volante, 25 anos (16/02/1997) - Temporadas na Europa: 4

Mesmo com a campanha ruim do PEC Zwolle, Nakayama continuou evoluindo e teve, individualmente, mais um bom ano na Holanda. Apesar da última colocação na tabela da Eredivisie, a defesa era um ponto forte do time e foi “apenas” a quinta mais vazada, enquanto o ataque, esse sim o maior problema, foi o menos efetivo do campeonato. O japonês mostrou sua versatilidade atuando em três funções diferentes. Nos primeiros jogos foi volante e lateral esquerdo. Após a troca de técnico, em novembro, firmou-se como zagueiro central em uma defesa com três zagueiros. Destacou-se principalmente nos duelos aéreos, apesar de não ser tão alto (1,81 m), e marcou de cabeça seus dois gols da temporada, incluindo um aos 49 do segundo tempo que valeu um empate contra o Groningen em fevereiro. Foi o terceiro jogador com mais minutos e um dos mais bem avaliados do elenco. Como seu contrato vence agora no fim de junho, espera-se que ele vá para um time mais forte.

Campeonato Holandês: 29 jogos (29 como titular), 1 gol, 2 assistências – 18º lugar

Copa da Holanda: 3 jogos (3 como titular), 1 gol, 1 assistência – Oitavas de final

Total: 32 jogos (32 como titular), 2 gols, 3 assistências

Situação na seleção: Disputa titularidade na lateral esquerda

Avaliação da temporada: BOA

Sai van Wermeskerken (PEC Zwolle)

Lateral, 27 anos (28/06/1994) - Temporadas na Europa: 8

Perdeu todo o primeiro semestre ainda se recuperando de uma lesão no joelho que sofreu em fevereiro de 2021. Em janeiro deste ano o nipo-holandês enfim voltou aos gramados, mas não teve atuações de destaque e ficou a maioria dos jogos no banco enquanto o PEC Zwolle acabou rebaixado.

Campeonato Holandês: 7 jogos (2 como titular)

Copa da Holanda: 1 jogo

Total: 8 jogos (2 como titular)

Situação na seleção: Nunca foi convocado

Avaliação da temporada: RUIM

Yukinari Sugawara (AZ Alkmaar)

Lateral, 21 anos (28/06/2000) – Temporadas na Europa: 3

Depois de um ano e meio ganhando espaço aos poucos no elenco do AZ, Sugawara finalmente se firmou como titular em 2021-22 e teve a temporada em que mais jogou na carreira. Em setembro, ele anotou duas assistências na goleada por 5x0 sobre o Go Ahead Eagles e foi escolhido para a seleção da rodada. Em janeiro, foi eleito para o prêmio “Johan Cruijff Talent of the Month” e também apareceu no “time do mês” da Eredivisie. Por causa de suas características ofensivas, muitas vezes ele é escalado como meia ou até atacante pelo lado direito. É no momento o principal candidato a suceder Hiroki Sakai na lateral direita da seleção, mas ainda não ganha muitas chances com Moriyasu.

Campeonato Holandês (temporada regular): 33 jogos (29 como titular), 1 gol, 3 assistências – 5º lugar

Campeonato Holandês (playoffs para a Conference League): 3 jogos – Classificado

Copa da Holanda: 4 jogos (4 como titular), 1 assistência – Semifinal

Liga Europa: 2 jogos (2 como titular) – Playoffs

Conference League: 8 jogos (5 como titular), 2 assistências – Oitavas de final

Total: 48 jogos (40 como titular), 1 gol, 6 assistências

Situação na seleção: Convocado ocasionalmente

Avaliação da temporada: BOA

Naoki Maeda (Utrecht)

Meia, 27 anos (17/11/1994) – Temporadas na Europa: 1

Emprestado ao Utrecht pelo Nagoya Grampus em dezembro de 2021 até o fim da temporada, Maeda ganhou a primeira chance da carreira na Europa. Infelizmente, sua experiência acabou logo na estreia. Ele foi escalado como titular já no primeiro jogo após a pausa de inverno, contra o Ajax, mas com apenas 11 minutos de partida sofreu uma fratura no tornozelo após uma entrada dura do argentino Lisandro Martínez e perdeu o resto da temporada.

Campeonato Holandês: 1 jogo – 7º lugar

Situação na seleção: Nunca foi convocado

Avaliação da temporada: SEM NOTA

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui