Treinador tem dilemas antes da partida mais importante do primeiro semestre O Botafogo vive a expectativa pela estreia na Conmebol Libertadores 2024. Antes de conhecer o adversário, o que acontecerá nesta quarta-feira, o técnico Tiago Nunes tem pela frente algumas questões a resolver enquanto finaliza a preparação para a partida.
+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora
Botafogo conta com bons números de Hugo para tentar voltar a vencer no Carioca
Nesta quarta-feira, enfrenta o Volta Redonda no Estádio Raulino de Oliveira, às 19h. Essa provavelmente será a última partida de pelo menos uma parte dos titulares. Outros devem descansar para estar 100% na competição continental.
Tiago Nunes testou diferentes formações e opções até aqui dentro do Campeonato Estadual e, com reforços chegando durante a disputa, ainda não consolidou uma equipe e uma forma de jogar clara. Pensando nisso, o ge listou cinco missões que o treinador tem nestes últimos sete dias:
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Linha de zaga
O Botafogo começou o Cariocão usando uma linha de três defensores, normalmente com um volante fazendo o "terceiro zagueiro". Nas últimas partidas, passou novamente à linha de quatro defensores, primeiro com Tchê Tchê improvisado na direita, depois com Ponte na função.
Defensivamente, nenhuma das duas formações mostrou comprometer. O técnico terá que definir qual será a utilizada na partida da Libertadores. Tirando por referência o clássico contra o Flamengo, jogo mais pesado até aqui, a tendência é manter os quatro defensores.
barboza, halter, gerson, juíz, Flamengo, botafogo, carioca
André Durão
Lateral-direita
O jovem uruguaio Mateo Ponte recebeu a primeira oportunidade como titular no Botafogo na última partida do Campeonato Carioca, conta o Flamengo. Desde quarta-feira, no entanto, chegou concorrência.
O experiente Damián Suárez chegou e foi anunciado como reforço. O jogador de 35 anos ainda não estreou com a camisa alvinegra, o que deve acontecer apenas no domingo, contra o Vasco.
Leia mais sobre o Botafogo:
+ Lembra destes gringos que passaram pelo Botafogo? Teste seus conhecimentos
+ Botafogo não considera elenco fechado a quatro dias da inscrição para a Libertadores
Formatação do meio
O treinador testou diferentes formações no meio-campo. Ele basicamente terá que escolher três jogadores entre Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo.
Contra o Flamengo, o escolhido para ficar no banco foi o meia mais criativo. Porém a tendência é que na Libertadores o time tenha uma exigência diferente, enfrentando um time tecnicamente inferior que deve se fechar mais no campo de defesa.
Recuperar o Eduardo
O único meia do elenco não vive grande momento com a camisa alvinegra. Desde o final da última temporada, Eduardo caiu de produção e vem sofrendo até com críticas dos torcedores em algumas partidas.
Nunes não tem outra alternativa no elenco com experiência para o setor de criação. É importante recuperar o melhor rendimento do camisa 33 para que o time volte a criar oportunidades e leve perigo aos adversários.
+ Leia mais notícias do Botafogo
Botafogo x Nova Iguaçu Eduardo
Vítor Silva/Botafogo
Ponta-esquerda
Se mantiver a formação com trio de ataque que vem usando nas últimas partidas, o treinador já tem duas peças praticamente certas em Luiz Henrique, na ponta direita, e Tiquinho Soares, como referência.
A grande questão é a outra ponta. Jeffinho, que vinha tendo os minutos com a equipe titular, está lesionado. Victor Sá foi titular na maior parte dos jogos da última temporada, mas Júnior Santos parece estar com moral junto ao técnico.
Além dos dois, há também o venezuelano Savarino. Ele chegou recentemente e tem preferência por jogar pela direita, mas também pode entrar no outro lado.
???? Ouça o podcast ge Botafogo ????
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv