"As beterrabas são especialmente ricas em nitratos. Os nitratos são convertidos pelas bactérias da saliva em óxido nítrico, causando a expansão dos vasos sanguíneos e, consequentemente, um maior fluxo sanguíneo para as extremidades", explica Mosley.
O alimento tem respaldo científico. O médico destaca que diversos estudos comprovam que o consumo desse vegetal é "uma forma eficaz de reduzir a pressão arterial e melhorar o desempenho físico". "Um estudo constatou que o consumo diário de algumas beterrabas ao longo de algumas semanas resultou em uma queda média da pressão arterial de cerca de cinco milímetros de mercúrio. Se mantido, isso é o suficiente para reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco em 10 por cento."
Mosley ainda acrescenta que a beterraba também contém antioxidantes que reduzem a inflamação. Adicionalmente, "um estudo revelou que a combinação de suco de beterraba com exercícios pode aumentar as ligações em áreas do cérebro que controlam os movimentos".
Leia Também: Alimentos que todo mundo deveria evitar depois que passa dos 30 anos
Fonte: noticias ao minuto