Time mostra evolução ofensiva, mas vê situações semelhantes às de 2023 aparecerem no empate em 2 a 2 com o Nova Iguaçu O Botafogo tenta virar a página da temporada passada e alinhar o time para 2024. E, em boa parte do primeiro tempo contra o Nova Iguaçu, jogo que terminou empatado em 2 a 2, conseguiu. Porém, o time de Tiago Nunes abriu 2 a 0 e viu a equipe adversária igualar o placar ao aproveitar erros da defesa, com os dois gols sofridos no segundo tempo. Com isso, a lembrança dos resultados ruins da reta final de 2023 é inevitável.
Botafogo 2 x 2 Nova Iguaçu | Gols | 6ª rodada do Campeonato Carioca 2024
O time chega a apenas dois pontos em seis disputados jogando sob seus domínios - a partida foi levada para o Estádio Bezerrão, no Distrito Federal, em função de um show no Nilton Santos. Agora, chega para o confronto com Flamengo, o primeiro grande teste do ano, pressionado pelo resultado - o time corre o risco de sair da zona de classificação nesta rodada.
+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora
O treinador gaúcho colocou em campo a base do time titular, repetindo o esquema do último jogo com uma linha de quatro defensores. As novidades foram: o goleiro John, recebendo a segunda oportunidade entre os 11 iniciais; Tchê Tchê mais uma vez como lateral-direito; o zagueiro Bastos, ocupando a vaga de Barboza, suspenso; e o ataque com Victor Sá, de volta ao lado esquerdo, e Júnior Santos pela direita.
Tiago Nunes orienta o time em Botafogo x Nova Iguaçu
Vitor Silva / Botafogo
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
E foi com essa formação ofensiva que o Alvinegro criou chances e demonstrou evolução ofensiva, principalmente com Tiquinho Soares, que se movimentou bem e teve a chance de abrir o placar. Foi o melhor jogo dele na temporada, apesar de ter saído no intervalo com indisposição.
Embora tenha criado oportunidades, o Alvinegro esbarrou na marcação ajustada do Nova Iguaçu - que tem campanha igual a do Botafogo no Estadual. O zagueiro Sérgio Raphael foi o destaque defensivo do time da Baixada com desarmes cruciais, como na finalização de Marlon Freitas, aos 35 minutos, após bonita jogada construída pelo lado esquerdo, que teve passe de peito de Tiquinho para o volante finalizar de voleio.
+ Atuações do Botafogo: Bastos é o pior em novo empate; dê suas notas
+ Júnior Santos, do Botafogo, lamenta empate após abrir 2 a 0: "Não podemos tomar o gol desse jeito"
Gatito defende chute de Carlinhos em Botafogo x Nova Iguaçu
Vitor Silva / Botafogo
+ Leia mais notícias do Botafogo
O primeiro tempo ainda teve o Nova Iguaçu finalizando sem perigo, Tiquinho e Eduardo em busca da sintonia jogando a lado a lado e Lucas Halter levando o time para o intervalo com tranquilidade.
O zagueiro, que tem o jogo aéreo ofensivo como um de seus pontos fortes, recebeu cruzamento de bola parada do lateral Hugo e cabeceou deslocando o goleiro, aos 45 minutos. Pelo que foi criado no primeiro tempo, a situação parecia controlada.
Mas o segundo tempo teve lances semelhantes aos da reta final do Campeonato Brasileiro em 2023, quando perdeu o título para o Palmeiras. E voltou a atormentar o time. O Botafogo da temporada passada sofreu com viradas e empates após abrir vantagem no placar, todos na etapa complementar.
- Um equipe que abre 2 a 0 e cria situações a mais para ampliar, deveria ter maturidade maior para sustentar esse resultado. Isso não é novidade tendo em vista o passado, mas é um ponto de evolução e a melhorar - disse Tiago Nunes após o jogo.
E assim foi no último jogo, contra a Portuguesa, quando o time cedeu a igualdade em 1 a 1. Na tarde deste sábado, o time vencia por 2 a 0 com o segundo gol marcado de pênalti pelo meia Eduardo, mas teve a vitória mais uma vez frustrada - para o time, comissão técnica e torcedores.
"O Botafogo vai pro clássico com o Flamengo pressionado" diz Pedro Dep | A Voz da Torcida
Após o segundo gol, o time caiu de produção e diminuiu o ritmo com cansaço aparente. E isso fez o Nova Iguaçu reagir na reta final, com o atacante Carlinhos "sorrindo" ao término da partida - algoz também de Vasco e Flamengo nesta temporada.
O camisa 9 do Nova Iguaçu aproveitou os erros da marcação dos zagueiros Lucas Halter e Bastos e fez os dois gols do empate, que decretaram o resultado final em 2 a 2.
Fato é que o Alvinegro evoluiu no aspecto ofensivo, mas errou passes, principalmente em inversão de jogadas no meio de campo, e ainda carece de ajustes. Tem jogadores fora por lesão, outros que preocupam - John e Jeffinho deixaram o gramado com dores musculares -, reforços a serem integrados ao elenco e três dias de preparação para o jogo contra o Flamengo.
???? Ouça o podcast ge Botafogo ????
O próprio Tiago Nunes destacou que o time tem como objetivo avançar para as finais do Carioca, com isso é importante que vença o duelo da próxima quarta-feira para ter tranquilidade. Vale lembrar que daqui a um pouco mais de duas semanas, o Botafogo tem o primeiro desafio na Libertadores e precisa estar melhor preparado.
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv