Contratação de Omar Berrada é o primeiro feito de impacto desde que o bilionário Jim Ratcliffe adquiriu 25% do clube O Manchester United acertou uma contratação de grande impacto neste início de 2024, mas não trata-se de reforço dentro das quatro linhas. O maior campeão inglês tirou seu novo CEO do rival: Omar Berrada, francês que estava no grupo City desde 2011 e que também trabalhou no Barcelona.
+ Veja a tabela da Premier League
Envolvido em contratações como a de Haaland, Berrada possui vasta experiência e foi nome muito importante para os anos de sucesso esportivo do Manchester City. No United, a expectativa é de que inicie os trabalhos no próximo verão europeu, visando a temporada 2024/25. Ele assumirá a liderança executiva do futebol e da área comercial, além de fazer parte do conselho do clube.
A contratação é o primeiro feito relevante desde que o bilionário Jim Ratcliffe, homem mais rico do Reino Unido, adquiriu 25% das ações do clube por cerca de 1,25 bilhão de libras - quase R$ 8 bilhões. Segundo o jornal britânico The Athletic, Omar Berrada rejeitou recentemente propostas para cargos executivos em outro time da Premier League, na MLS e até na NFL, liga de futebol americano.
Omar Berrada, novo CEO do Manchester United
Mike Egerton/PA Images via Getty Images
+ Berrada pode ser peça importante para uma possível contratação de Benzema, insatisfeito no Al-Ittihad
Para o Manchester Unied, a chegada de Berrada, tirado do rival, representa um primeiro passo para retomar protagonismo na Inglaterra. Eliminado como lanterna de seu grupo na atual Champions, a equipe ocupa apenas a oitava posição na Premier League, competição que não conquista desde 2012/13 - e viu o City ser campeão seis vezes desde então.
- É nossa ambição declarada restabelecer o Manchester United como um clube vencedor de títulos. Estamos satisfeitos por Omar de juntar a nós para ajudar a atingir esse objetivo, para que, mais uma vez, os torcedores possam ver a bandeira vermelha hasteada no topo do futebol inglês, europeu e mundial - publicou o United em pronunciamento oficial.
Benzema na Arábia Saudita: Gringolândia comenta rumores de saída do astro francês
Do lado do Manchester City, o clube viu a saída com surpresa, mas desejou sucesso ao executivo. De acordo com a imprensa britânica, apesar de entender o impacto positivo para o United, há o entedimento de que o City permanece muito à frente do rival em vários departamentos, principalmente em relação ao nível do elenco.