Competição asiática tem participação de 24 seleções e é disputada no Catar, atual campeão, após desistência da China A Copa da Ásia de 2024 reúne 24 seleções do continente, tendo o Catar como atual campeão e, após uma mudança há pouco mais de um ano, também como país-sede. A competição começa nesta sexta-feira e termina no dia 10 de fevereiro, com a final no Lusail, mesmo estádio da decisão da Copa do Mundo de 2022.
+ Confira a tabela da Copa da Ásia
Troféu da Copa da Ásia
Divulgação
O torneio deveria ser disputado na China, mas em maio de 2022 o país desistiu devido à política local de tolerância zero durante a pandemia de Covid-19. Cinco meses depois, foi anunciado que o Catar receberia o evento, originalmente previsto para junho e julho de 2023. Assim como ocorreu com a Copa do Mundo em 2022, as altas temperaturas durante essa época do ano no país forçaram o adiamento para janeiro e fevereiro de 2024.
Maior vencedora da Copa da Ásia, com quatro títulos, o Japão entra como favorito, impulsionado pela atual sequência de 10 vitórias. Entre elas se destacam as goleadas por 3 a 1 em cima do Peru, em junho de 2023, e sobre a Alemanha, em Wolfsburg, em setembro. No ano passado, os Samurais Azuis também fizeram de vítimas seleções como Turquia e Canadá, e a única derrota foi para a Colômbia, em março, depois de um empate com o Uruguai. A equipe goleou a Tailândia por 5 a 0 e a Jordânia por 6 a 1 nos amistosos preparatórios de janeiro.
Atual campeão (em cima do Japão, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019), o Catar está recentemente sob nova direção. O português Carlos Queiroz foi o treinador escolhido para guiar os cataris depois da pior Copa do Mundo de um anfitrião, derrotado em todos os três jogos da fase de grupos. Porém, ele deixou o cargo no mês passado, "de forma amistosa e em comum acordo", segundo a Associação Catari de Futebol. Quem assumiu foi o espanhol Tintín Márquez, que comandava o Al-Wakrah, do Catar. A equipe perdeu para Jordânia, por 2 a 1, no único amistoso preparatório para a Copa da Ásia.
Coreia do Sul, Austrália, Irã e Arábia Saudita são outras seleções bem cotadas para levantar o troféu.
Onde assistir
A Copa da Ásia tem transmissão de jogos pelo Star+.
Formato
As 24 seleções foram divididas em seis grupos de quatro países. Se enfrentam em turno único, dentro da chave. As duas mai bem colocadas de cada grupo e as quatro melhores terceiras se classificam para as oitavas de final. A competição segue em mata-mata até a definição do campeão.
Grupos
Grupo A: Catar, China, Líbano e Tajiquistão.
Grupo B: Austrália, Índia, Síria e Uzbequistão
Grupo C: Emirados Árabes Unidos, Hong Kong, Irã e Palestina
Grupo D: Indonésia, Iraque, Japão e Vietnã
Grupo E: Bahrein, Coreia do Sul, Jordânia e Malásia
Grupo F: Arábia Saudita, Omã, Quirguistão e Tailândia
Estádios
Lusail, iluminado, se destaca no deserto de Doha
Divulgação
A Copa da Ásia fará uso de sete dos oito estádios utilizados na Copa do Mundo: Lusail (Lusail); Al Bayt (Al Khor); Al Thumama (Doha); Al Janoub (Al Wakrah); Ahmad bin Ali, Cidade da Educação e Khalifa (Al Rayyan). Todos tem capacidade superior a 40 mil pessoas, sendo que o Lusail pode receber quase até 90 mil pessoas. O único naturalmente fora da lista é o 974, desmontado após o campeonato mundial.
Também receberão jogos o Jassim bin Hamad (Al Rayyan) e o Abdullah bin Khalifa (Doha), com capacidade para 15 e 10 mil espectadores, respectivamente.
Todos os campeões
Japão: 4 títulos (1992, 2000, 2004 e 2011)
Arábia Saudita: 3 títulos (1984, 1988 e 1996)
Irã: 3 títulos (1968, 1972 e 1976)
Coreia do Sul: 2 títulos (1956 e 1960)
Israel: 1 título (1964)
Kuwait: 1 título (1980)
Austrália: 1 título (2015)
Iraque: 1 título (2007)
Catar: 1 título (2019)