Os animais tomaram conta dos vídeos mais assistidos do g1 em 2023, mas os leitores também acompanharam chá revelação, o nascimento de um bebê empelicado e muito mais. Do nascimento de um bebê filmado ainda dentro da bolsa amniótica a uma onça parda passeando com seu filhote, os vídeos fizeram sucesso no g1 Rondônia durante o ano de 2023. Confira abaixo uma lista com os 12 vídeos que mais chamaram a atenção dos leitores.
Acidente aéreo
Vídeo mostra menino pilotando avião
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra Francisco Veronezi Maia, o menino de 11 anos que morreu com o pai em uma queda de avião em Rondônia, pilotando um avião bimotor ao lado de um homem.
O bimotor que aparece sendo pilotado pelo menino seria o mesmo que caiu numa área de mata fechada na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, em julho de 2023. Na ocasião, Francisco, de 11 anos, e o pai, Garon Maia Filho, morreram.
A pescaria que deu errado
Ferrão de peixe atravessa mão de idoso em Rondônia
Um homem de 62 anos teve a mão perfurada pelo ferrão de um peixe bagre durante uma pescaria no rio Jaru, no município de mesmo nome, em Rondônia. Um vídeo feito por uma paciente mostra o homem procurando atendimento no Hospital Municipal com o peixe ainda vivo "grudado" na mão.
O g1 conversou com o idoso, Ezequias Teixeira. Ele contou que pesca por diversão e que não entende muito bem como tudo aconteceu. Confira.
Cobra 0 x 1 porta
Jiboia tenta dar bote em cadela e dá 'de cara' com porta de vidro em Porto Velho
Em quem você apostaria numa briga entre uma jiboia filhote muito irritada e uma dálmata curiosa de aproximadamente 20 quilos? Esse embate quase aconteceu em Porto Velho se não fosse pela porta de vidro que separa os dois animais.
Um vídeo acima mostra a dálmata de um lado cheirando por baixo da porta, ansiosa para conseguir atravessar, enquanto a pequena jiboia tenta atacar a cadela e dá "de cara" com a porta de vidro. O registro foi feito em outubro de 2023 pelo bombeiro João Cordeiro, tutor da Lila, a dálmata.
O gigante dos rios
Pescador fisga pirarucu com mais de 2 metros no rio Madeira
Vara de pescar quebrada, boca machucada e muito cansaço: esse foi o preço que o pescador Fábio Baca pagou para conseguir fisgar, colocar dentro do caiaque e fotografar um pirarucu com mais de dois metros e 100 quilos no rio Madeira, em Porto Velho.
Baca estava pescando sozinho, em um lago do distrito de Jaci-Paraná, quando o pirarucu emergiu para respirar próximo ao caiaque onde o pescador estava. Depois disso, começou uma briga que durou cerca de 15 minutos. Confira no vídeo acima e leia a matéria completa sobre esse episódio.
Nova moradora na área
Sucuri de mais de 5 metros surpreende homem em propriedade, em RO
Durante um passeio pela propriedade em Machadinho do Oeste (RO) no final do último ano, Ademir Ferreira da Silva se surpreendeu com uma outra "moradora": uma sucuri com cerca de 5 metros. O homem estava acompanhado de um colega, que fez as gravações da gigante na mata.
O g1 falou com o especialista em cobras, Adriano Marins, que destacou que o comportamento da sucuri no vídeo do Ademir "não é o habitual". Entenda.
Uma cobra na vizinhança
Susto: cascavel é capturada perto de casas em bairro de Vilhena, RO
Uma cobra cascavel de mais de um metro de comprimento foi encontrada tentando atravessar uma rua do bairro Moysés de Freitas, em Vilhena (RO), no mês de novembro. A serpente estava perto de várias casas.
O incidente levou os moradores a acionarem imediatamente o Corpo de Bombeiros, mas o aparecimento da cobra deixou os moradores surpresos com a proximidade do animal, conhecido por sua picada venenosa. Veja o que a picada do animal pode causar.
História de pescador?
Pescador fisga pirarara de 1,5 metros e 70 quilos no rio Madeira: 'colossal'
"Colossal" é a descrição que o pescador esportivo Wladis Kucharski atribui para a pirarara gigante que ele pescou no fim de semana, em Porto Velho. Segundo ele, o animal tinha aproximadamente 1,5 metros e pesava cerca de 70 quilos.
A pescaria aconteceu no rio Madeira, em uma região conhecida como "morrinhos". Felizmente Wladis estava acompanhado de dois amigos, porque foi necessário um trabalho em equipe para conseguir fisgar o peixe e colocar dentro do barco. Veja mais imagens do animal "colossal".
Nasceu sob os holofotes
Bebê nasce empelicado e vídeo mostra médico estourando bolsa amniótica com dedo em RO
O pequeno Davi Luiz veio ao mundo sob "holofotes". Isso porque nasceu empelicado, ou seja, dentro da bolsa amniótica intacta. O parto considerado raro foi metodicamente planejado por conta de uma condição médica da Michelly Medina, de 26 anos, mãe do Davi. No entanto, para que tudo desse certo, além de planejamento eles precisaram de um pouco de sorte.
O nascimento empelicado pode acontecer em partos vaginais e cesáreos, com incidência de ocorrer uma vez a cada 80 mil. A criança que nasce nesta condição fica envolta pela bolsa amniótica que a protege e ajuda na alimentação durante as semanas da gestação. Sem risco para mãe ou para o bebê.
Visita inesperada
Vídeo mostra resgate cobra de mais de dois metros em Cacoal
Uma jiboia de mais de 2 metros deu um susto em uma moradora de Cacoal (RO), após ela abrir a gaveta do armário da cozinha para pegar utensílios domésticos na hora do almoço.
Para conseguir fazer a retirada do animal em segurança, militares do Corpo de Bombeiros acabaram quebrando parte do móvel. No vídeo, é possível ver o desespero das mulheres ao ver o tamanho do animal.
Só queria tirar um cochilo
Mulher acorda de madrugada e encontra cobra debaixo do travesseiro
"Só tava querendo tirar um cochilo!" Uma jiboia deu um susto em uma moradora de Cacoal (RO), que acordou durante a madrugada e encontrou o animal debaixo do travesseiro.
No vídeo compartilhado em redes sociais, é possível ver a cobra quieta e com a cabeça encostada no travesseiro na cama enquanto é gravada pela câmera do celular. Saiba mais sobre o resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros.
Chá revelação em grande estilo
Vídeo mostra avião agrícola decolando em direção a casal durante chá revelação em RO
Um casal de Rondônia escolheu um jeito inusitado de fazer um chá revelação: um avião agrícola soltando líquido rosa foi usado para indicar o sexo do bebê. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra que a aeronave fez uma decolagem acima de um casal — que estava parado no meio da pista — e subiu a poucos metros de distância deles.
Segundo o fotógrafo que registrou o momento, tudo aconteceu conforme o que estava ajustado entre os organizadores. A manobra foi combinada para possibilitar "fotos melhores". Ainda segundo ele, o piloto é experiente e "sabia o que estava fazendo". Veja o que comentaram nas redes sociais sobre essa comemoração arriscada.
Passeio em família
Onça-parda é filmada andando com filhotes em sítio de Porto Velho
Uma família de onças-pardas foi flagrada 'passeando' por um sítio de Porto Velho. O registro raro foi feito por uma câmera instalada na propriedade rural, localizada no sentido assentamento Joana d'Arc. No vídeo é possível ver a mamãe onça e seus dois filhotinhos andando tranquilamente pelo terreno.
As imagens foram feitas por uma espécie de câmera 'trap', que fica instalada em um ponto fixo e dispara quando o sensor detecta movimentos. Entenda como ela funciona.