Na Venezuela, o Natal representa a data mais importante do ano e é comum que os preparativos comecem um mês antes da véspera natalina. O 'peru' dos venezuelanas é a tradicional comida típica Hallaca. "O que falta todo ano no "Feliz Navidad" é voltar para casa para passar os dias com a família da gente".
Longe do país de origem, um grupo de venezuelanos que residem em Porto Velho, capital de Rondônia, resolveu se unir e preparar uma ceia natalina tradicional e com um sabor que os fizessem aliviar a saudade de casa.
Venezuelanos se reúnem para celebrar natal
Arquivo pessoal
Na Venezuela, o Natal é a data mais importante do ano e é comum que os preparativos comecem um mês antes da véspera natalina. Ao g1, integrantes do grupo relataram que esse período é marcado pela reunião de todos os participantes da ceia, incluindo amigos e familiares, que se unem para dividir as tarefas do grande dia.
Tradições natalinas
De acordo com Reinaldo Cabrera, imigrante venezuelano que mora em Porto Velho, as comemorações natalinas na região onde ele vivia, no estado de Zulia, começam no dia 18 de dezembro, celebrando Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá, padroeira e rainha do estado.
Diferentemente dos brasileiros, ao invés de serem comprados, os presentes de Natal são confeccionados pelos moradores e geralmente são: comidas, artesanatos e bebidas artesanais.
Nas noites que antecedem o Natal e até durante a data, os venezuelanos escutam músicas tradicionais da região de Zulia, as 'gaitas'. São músicas que remetam ao amor, união e paz, mas a partir dos anos 60, ela se popularizou como uma forma de expressar protestos.
"Quando começamos a escutar as gaitas, já sabemos que estamos perto do Natal", explica.
Além disso, as festas do dia 24 e 25 de dezembro geralmente são celebradas nas ruas das cidades, para que seja possível compartilhar os presentes e as crianças brincar entre eles. Além disso, há várias decorações em todas as casas, desde desenhos de crianças, até árvores gigantes.
Hallaca, a estrela do Natal
Reinaldo explica que a verdadeira estrela do Natal em sua terra natal é a tradicional comida típica "hallaca": uma massa de milho envolta em folhas de bananeira, recheada com guisado de ingredientes encontrados apenas nesta época festiva.
Hallaca é envolvida em uma folha de bananeira.
Yara Ramalho/g1 RR
O mais importante nesse prato é o seu ritual de preparo. A tradição é que toda a família e amigos se reúnam para seu preparo e, cada um assumindo uma parte do processo. Além de ser a comida principal da ceia natalina, a hallaca também é feita como um presente para ser compartilhado com vizinhos, amigos e visitantes.
"Na Venezuela, cada família faz de 200 a 300 hallacas para irmos comendo e compartilhar no Natal e para comermos até o ano novo também", explica o imigrante.
Em Porto Velho, o grupo de venezuelanos se reuniu nos dois primeiros sábados do mês e juntos, fizeram mais de 120 hallacas. Cada integrante das três famílias reunidas ficaram responsáveis por uma parte do preparo, transformando o processo em uma verdadeira "força tarefa".
Famílias venezuelanas preparam 'hallaca': prato típico natalino na Venezuela
Reinaldo conta que eles enfrentaram desafios ao procurar os principais ingredientes para a preparação do prato no Brasil, como a farinha de milho branca e a folha da bananeira.
Os recheios do pratos é a receita secreta de cada família. No caso do grupo de venezuelanos, o recheio inclui um guisado de carne de porco e frango, variedade de verduras, e ingredientes como ameixas, uvas passas e azeitonas recheada.
Ceia de Natal
Reinaldo relata que no dia 24 de dezembro, às vésperas do Natal, além da hallaca, todas as outras comidas típicas que acompanham o prato já estão prontas, como o pan de Jamón (pão recheado com presuntos), ensalada de pollo (salada de frango com batatas, cenouras e ervilhas) e porco ou peru assado.
Hallaca, ensalada de pollo, pan de Jamón e carne de porco compõem a ceia natalina na Venezuela.
Yara Ramalho/g1 RR
Durante o dia, as mulheres se preparam e os homens aproveitam para preparar as bebidas alcoólicas. Além disso, faz parte da tradição venezuelana que toda ceia seja feita dias antes, pois a semana entre o Natal e o Ano Novo é dedicada exclusivamente a descansar, comer, beber e celebrar as festividades.
As três famílias venezuelanas, incluindo a de Reinaldo, se reuniram em uma das casas, onde comeram a ceia de Natal e celebraram as tradições natalinas do país de origem para matar um pouco da saudade de casa.