Apesar do interesse, clubes europeus não formalizaram o desejo de contar com o volante depois do fim da Libertadores; janela de junho e julho costuma ser de valores maiores por representar início da temporada Enquanto as propostas oficiais para André não chegam, o Fluminense aguarda e cogita manter o jogador por mais tempo: a venda ocorreria apenas no meio de 2024. Por mais que o volante de 22 anos desperte interesse de clubes europeus, eles ainda não formalizaram proposta que a direção tricolor considere adequada.
+ Contratações do Fluminense para 2024: veja quem chega e quem vai embora
Retrospectiva do Fluminense tem bi Carioca e Libertadores inédita
+ Perfil: no primeiro ano como dirigente, Fred ajuda na conquista que faltava a ele no Fluminense
A expectativa tricolor é que André seja a maior venda da história do clube. Para isso, considera que uma boa proposta seja a partir de 35 milhões de euros (R$ 189 mi na cotação atual). Mas essa proposta não chegou até o momento. E o clube começa a considerar que os europeus talvez não topem desembolsar essa quantia no meio da temporada por lá. Vale lembrar que tudo pode mudar ao longo do Mundial de Clubes ou após o desempenho da equipe na competição.
Diferentemente do calendário brasileiro, a temporada europeia tem a principal janela no meio do ano, que é quando começam as competições. Por lá, a janela de inverno fica aberta em janeiro. Enquanto a de verão dura os meses de julho e agosto.
Com a perspectiva da conquista da Conmebol Libertadores na atual temporada e um dos pilares do time de Fernando Diniz - além de condicionante para o técnico renovar o contrato - André e o Fluminense concordaram que o clube não negociaria o jogador em 2023. A exceção seria se algum clube pagasse a multa rescisória do atleta, o que não aconteceu.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
André durante treino do Fluminense na Arábia Saudita
Marcelo Gonçalves/Fluminense
+ Rivais na semifinal do Mundial, Fluminense e Al Ahly se enfrentaram em 1961
Em agosto de 2023, o Liverpool sinalizou com uma proposta ao Fluminense de 30 milhões de euros que balançou o volante, mas não o fez mudar a palavra dada ao clube. Em entrevista ao perfil oficial da Conmebol nas redes sociais antes da final contra o Boca Juniors, o camisa 7 tricolor deu detalhes da recusa.
- Era uma proposta irrecusável pelo clube e pela grande liga. Acho que todo jogador um dia sonha estar jogando um grande clube na Europa, numa grande liga. Mas eu resolvi manter minha palavra porque, quando fechou a janela de janeiro, o Diniz chegou e falou comigo que me queria aqui até o final do ano. A gente não sabia que ia chegar uma proposta desse valor. Eu falei para ele que, independente do que acontecesse, ia estar até o final da temporada. Acabou que foi passando e, chegando no meio do ano, a gente ainda estava nas oitavas da Libertadores. Foi uma decisão muito difícil de ser tomada.
+ Al Ahly, o maior da África: conheça o adversário do Fluminense no Mundial
Finalista da Libertadores, André detalha a recusa à Europa para realizar sonho no Flu
+ Apaixonado por futebol, saudita aprende português e vai torcer pelo Fluminense no Mundial: "Gosto muito do Diniz"
- Eu acho que se tivesse aceitado essa proposta, não sei se me sentiria 100% confortável, porque eu já tinha acordado com o professor Diniz. Ele preza muito pela palavra, pela honestidade, e sempre fala para mim que quando a gente faz as coisas certas sempre acontecem coisas boas. Em janeiro ele falou para mim que sem dúvida se ficasse, eu ia jogar, meu valor ia aumentar. Nosso time poderia ser eliminado nas oitavas. Chegando na final, todo mundo vai falar agora que tomei a decisão certa. Independente se passasse para as quartas, semi e final ou não, tinha certeza que fiz a escolha certa.
Além do Liverpool, outro clube inglês já demonstrou interesse em André, mas ainda não oficializou. Trata-se do Fulham, time de médio porte da Inglaterra, que enviou representantes ao Maracanã para observar o volante na final da Conmebol Libertadores, assim como o Liverpool.
Com o foco no Mundial de Clubes, ao mesmo tempo em que não trata negociações como prioridade, o Fluminense também não deixa o planejamento para 2024 esperando. Tanto que já anunciou a contratação do zagueiro Antônio Carlos e encaminhou a do meia Renato Augusto.
+ Marcelo, do Fluminense, elogia Guardiola e diz que City "sempre vai ser favorito" no Mundial
Al Ahly vence o Al-Itthad e será o adversário do Flu na semifinal do Mundial
+ Leia mais notícias do Fluminense
Caso fique no Fluminense e realmente seja negociado apenas no meio de 2024, André terá a oportunidade de conquistar outro título inédito para o clube: a Recopa Sul-Americana. O adversário é a LDU, velha conhecida tricolor de outras finais na América do Sul. Ele também poderá atuar no Campeonato Carioca e inícios da Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
???? Ouça o podcast ge Fluminense ????
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv