Acertado com o Flu para 2024, meia de 35 anos fez parte de duas conquistas estaduais com o time mirim tricolor no salão entre 1999 e 2000 Um dos primeiros nomes acertados com o Fluminense para 2024, Renato Augusto tem um passado tricolor no currículo. Muito antes de se destacar no Flamengo e conquistar idolatria no Corinthians, o meia de 35 atuou no futsal do Flu, ainda menino, quando ainda nem poderia imaginar que voltaria um dia ao clube como reforço de peso.
+ Fluminense chega a acerto para contratar Renato Augusto, ex-Corinthians
Veja gols e lances de Renato Augusto pelo Corinthians no Brasileirão
A ligação de Renato Augusto e Fluminense aconteceu inicialmente entre os anos 1999 e 2000. Aos 11 anos, ele era considerado o "melhor da categoria mirim", que era basicamente formada por meninos mais velhos, já com 12 anos.
Titular desde os primeiros jogos, que aconteciam em Laranjeiras e em outros ginásios do estado, Renato Augusto acumulou alguns dos primeiros títulos da carreira atuando com a camisa tricolor.
Durante o período em que defendeu o Flu, foi bicampeão estadual, com a primeira conquista acontecendo no Ginásio Tio Sam, em Niterói.
Renato Augusto com a camisa do Fluminense
Reprodução redes sociais
Apesar já despontar com uma promessa no salão, a passagem de Renato Augusto pelo clube acabou durando pouco. O interesse em migrar para os campos, que acabou acontecendo pouco tempo depois, fez com que o jovem deixasse o Fluminense.
Renato Augusto nos tempos de no futsal: sexto em pé (da esquerda para a direita)
Arquivo pessoal
Depois que saiu do clube, Renato Augusto foi levado para o rival Flamengo, onde se destacou na base e começou a construir carreira de sucesso nos gramados. Deixou o Brasil em 2008, para defender o Bayer Leverkusen, e retornou em 2013, para começar a construir idolatria no Corinthians.
+ Contratações do Fluminense para 2024: veja quem chega e quem vai embora
Por lá, foi campeão paulista e da Recopa em 2013, e viveu seu momento de maior protagonismo na conquista do Brasileirão de 2015, quando foi eleito o craque do torneio. Na primeira passagem, foram 127 jogos e 15 gols.
Na sequência foi atuar na China, entre 2016 e 2020, quando defendeu o Beijing Guoan. Voltou ao Corinthians no ano seguinte, em julho de 2021, onde disputou mais 116 jogos e marcou mais 15 gols.
Na última sexta-feira, fora dos planos do clube paulista para a próxima temporada, tomou a decisão de voltar para uma de suas primeiras casas no Rio de Janeiro, onde vestirá a camisa tricolor mais de 23 anos depois dos primeiros jogos no salão nas Laranjeiras.
+ Veja a lista de inscritos do Fluminense para o Mundial de Clubes
Ídolo do Corinthians, o meia terminou 2023 com 45 partidas, seis gols e dez assistências, liderando o ranking de passes para gol da equipe. Ao todo, somando números das duas passagens, Renato acumulou 243 partidas pelo Timão, com 30 gols marcados.
Renato Augusto em jogo do Corinthians
Marcos Ribolli
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Além de Renato Augusto, o Fluminense também está acertado com o zagueiro Antônio Carlos, ex-Flamengo, Corinthians e Palmeiras, e que estava atuando no Orlando City, dos Estados Unidos.
+ Você sabia? Cano já disputou o Mundial e mira "novo sonho" com Fluminense
Tanto Renato Augusto quanto Antônio Carlos não poderão disputar o Mundial de Clubes pelo Fluminense - eles só estarão disponíveis a partir de janeiro. O Tricolor já enviou a lista dos 23 jogadores que disputarão a competição. As novidades foram as ausências de Leo Fernández e Lelê.
+ Leia mais notícias do Fluminense
???? Ouça o podcast ge Fluminense ????
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv