Time empatou com Athletico e chegou aos 45 pontos, podendo se garantir na Série A até mesmo se tropeçar final de semana, diante do Botafogo; rodada final é diante do Palmeiras O Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Athletico-PR, no Mineirão, e chegou a quatro pontos de distância para a zona de rebaixamento. Chegou ao 45 contra 41 do Bahia, 17º colocado. Paulo Autuori, técnico interino cruzeirense, elogiou a atuação da equipe celeste no Gigante da Pampulha e evitou contas para garantir permanência no final de semana, contra o Botafogo, e diante do Palmeiras, no encerramento do Brasileiro.
+ ? Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Cruzeiro 1 x 1 Athletico-PR - Melhores Momentos - 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
O time já pode cravar a permanência no domingo. Para isso, precisa vencer o Botafogo. Se tropeçar, com empate e até derrota, também pode se salvar, mas precisará de uma combinação de resultados, envolvendo Bahia, Vasco ou Santos. CLIQUE AQUI E VEJA AS CONTAS.
Mais notícias do Cruzeiro
Cruzeiro tem chance de garantir permanência na Série A no domingo; veja os cenários
Atuações do Cruzeiro: Matheus Pereira marca e evita derrota; veja as notas
"Faltam dois jogos, só depende da gente", diz Matheus Pereira, do Cruzeiro
+ Simulador do ge: clique aqui e projete a reta final do Cruzeiro no Brasileirão
Na entrevista após a partida contra o Athletico-PR, Autuori foi questionado sobre as contas que faz para o time seguir na Série A e deixou claro que o Cruzeiro buscará resolver a situação com as próprias forças. Levando em consideração a evolução do time celeste, o momento conturbado com o Botafogo e também a possibilidade de o Palmeiras chegar para enfrentar a Raposa, na rodada final, com o título assegurado.
- Uma equipe como o Palmeiras, que não tem dúvida por aquilo que está fazendo nos últimos anos, com muita solidez e quando agarra a chance não larga, que é uma equipe que em termos de jogo está muito bem construída. A força mental não há dúvida. E o Botafogo, que por tudo que aconteceu, da perda da vantagem enorme que tinha, está na situação contrária. Eu me permito fazer isso por ser um homem do futebol.
"Isso nos leva a pensar que, quando olhamos para aquilo que nos interessa, que é a nossa equipe, que nós temos plenas condições. Não vou contar um pontinho, vou contar seis pontos, se mantiver o que fizemos nesses quatro jogos."
Autuori, técnico interino do Cruzeiro, elogia atuação contra o Athletico
Gilson Lobo/AGIF
Em relação ao jogo desta quinta-feira, Paulo Autuori elogiou a intensidade e a produção ofensiva do time, principalmente pelo fato de ter entrado em campo menos de 72 horas depois de vencer o Goiás fora de casa.
- Saio orgulhoso dos jogadores pela maneira que jogaram do início ao fim, com dois dias entre um jogo e outro. Não há ninguém que possa falar nada, a velocidade que a equipe jogou e as chances cridas, principalmente no primeiro tempo, desperdiçamos um pênalti.
O Cruzeiro finalizou 24 vezes a gols, empilhando oportunidades claras e deixando o goleiro Bento como um dos principais nomes da partida. Ele, inclusive, defendeu um pênalti cobrado por Bruno Rodrigues. Paulo Autuori cobrou que o time seja mais efetivo no ataque, mas também elogiou o fato de a criação ter funcionado no Mineirão.
Paulo Autuori, Cruzeiro
Gilson Lobo/AGIF
- Estou falando isso aqui e, com certeza, irei falar no fim do ano. A leitura está muito fácil de fazer: estamos falhando (nas finalizações). Hoje não falhamos na criação, porque criamos, demos velocidade, utilizamos bolas de espaço, falhamos na finalização.
"A grande falha nossa, e essa análise não vai mudar em função dos dois jogos que ainda teremos, o passe seguinte é ser assertivo no aspecto da criação e na finalização."
Autuori também destacou a força emocional do Cruzeiro diante do Athletico-PR, quando conseguiu se recuperar e conquistar um ponto mesmo depois de sair atrás do placar e ainda perder um pênalti quando estava em desvantagem.
- Time estava muito melhor no jogo, praticamente sem oferecer oportunidades, e foi um baque (o gol levado). Respondemos, trabalhamos bem, criamos oportunidades. Perdemos o pênalti, e uma equipe que está frouxa não reage.
"O lado emocional, neste momento, está trabalhado de maneira positiva. O que aconteceu, com o gol e perda do pênalti, era para baquear. Já vi muitas equipes assim."
O Cruzeiro terá dois dias de recuperação até o jogo contra o Botafogo. Os jogadores vão dormir na Toca da Raposa e treinarão nesta sexta e sábado, antes de viajar ao Rio de Janeiro. O time é o quinto melhor visitante nesta competição, com 26 pontos conquistados em 18 partidas longe dos seus domínios.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????