anuncie

Retrospectiva: veja como foi a campanha do Vila Nova na Série B 2023

.

Por Virtual Rondônia em 26/11/2023 às 08:16:28
Ex-líder, Tigre oscila no segundo turno, mas chega a reagir na reta final e frustra torcida com derrota para o lanterna ABC A temporada 2023 terminou de forma trágica para o Vila Nova. Eliminado precocemente do Campeonato Goiano, da Copa Verde e da Copa do Brasil no primeiro semestre, o Tigrão teve tudo para terminar o ano com chave de ouro, mas deixou o acesso escapar com a derrota por 3 a 2 para o rebaixado ABC, fora de casa.

+ Veja a classificação final da Série B

Vila Nova terminou a Série B em oitavo

Fernando Brito / Vila Nova F.C.

O início de campanha no Brasileirão foi positivo. Com tempo para treinar, o Vila entrou forte na competição e chegou a ser o líder do campeonato. No fim, após uma oscilação no segundo turno, a equipe ainda reagiu com Higo Magalhães, porém, os pontos perdidos ao longo da competição fizeram falta.

A última participação do Tigre na elite nacional foi em 1985, quando o sistema de disputa era bem diferente – a classificação se deu por meio do Campeonato Goiano. O ge relembra agora a campanha que quase colocou o Vila na Série A.

Começo arrasador

Eliminado em três competições antes do Campeonato Brasileiro, o Vila Nova teve muito tempo para treinar antes da Série B e não perdeu tempo. A diretoria deu voto de confiança para o técnico Claudinei Oliveira, que armou o time com um esquema ousado, de quatro atacantes, e se deu bem.

Nos sete primeiros jogos, o Tigrão somou cinco vitórias e dois empates. A equipe goiana foi a última a perder a invencibilidade, derrubada apenas na nona rodada contra a Ponte Preta – o Vila teve jogo da segunda rodada contra o Sport adiado.

Vila Nova começou a Série B com tudo

Roberto Corrêa / Vila Nova F.C.

Mas mesmo após seu primeiro revés, o Tigrão conseguiu manter a competitividade e foi um adversário duro de ser batido, sobretudo pelo desempenho da defesa. Em seus 16 primeiros jogos, o Vila Nova sofreu apenas cinco gols.

Auge e queda na tabela

O ponto máximo da campanha colorada com o técnico Claudinei Oliveira foi na 16ª rodada. O Vila Nova derrotou o Vitória, em Goiânia, e assumiu a liderança da Série B. Além disso, o time colorado abriu seis pontos de vantagem para o próprio Vitória, que era o quinto colocado. A vaga no G-4 parecia consolidada.

No entanto, ainda no primeiro turno o Tigrão perdeu rendimento: foi derrotado por Ceará e Londrina, fora de casa, e empatou com o lanterna ABC, no OBA. A sequência negativa foi ampliada com derrotas para Novorizontino e Sport, que causaram a demissão do técnico Claudinei Oliveira.

A diretoria então apostou em Marquinhos Santos, que não conseguiu fazer o time reagir. O treinador dirigiu a equipe em apenas oito jogos, com três vitórias, dois empates e três derrotas. A sucessão foi ainda pior.

Claudinei Oliveira foi demitido no início do segundo turno

Roberto Corrêa / Vila Nova F.C.

O Vila Nova contratou o experiente técnico Lisca, de 51 anos, apostando no perfil mais enérgico do treinador. No entanto, Lisca comandou o Tigrão em apenas quatro rodadas, com dois empates, uma vitória e uma derrota. A derrota de virada para o Tombense, na 33ª rodada, deixou o Tigre na nona colocação e com remotas chances de acesso. Parecia o fundo do poço.

Higo Magalhães retorna e quase conquista o acesso

Ex-jogador e ex-técnico do próprio Vila, o jovem Higo Magalhães, de 41 anos, foi a aposta final da diretoria. Restavam apenas cinco rodadas para o fim do campeonato. Àquela altura, acreditava-se que o time colorado precisaria vencer todos os jogos restantes para ter chances de acesso, já que o aproveitamento dos concorrentes era muito alto.

O Vila, então, iniciou sua reação vencendo o clássico contra o Atlético-GO de virada, por 2 a 1, na 34ª rodada. Na partida seguinte, o Tigrão enfrentou o líder Vitória, fora de casa, jogou de igual para igual e empatou por 1 a 1.

O empate evitou o acesso no Vitória naquela rodada, mas não foi bom para as pretensões do Vila Nova. Restando três jogos, era preciso vencer todos e torcer por tropeços dos concorrentes.

Vila reagiu e entrou na última rodada dentro do G-4

Roberto Corrêa / Vila Nova F.C.

O Tigrão foi o primeiro time a entrar em campo na 36ª rodada e depois contou com resultados importantes, como os empates em confrontos diretos entre Sport e Atlético-GO e Guarani e Criciúma, empate do Juventude contra o ABC e derrotas de Novorizontino e Mirassol. Terminada a 36ª rodada, o Vila havia subido da nona para a sexta posição na tabela.

Na penúltima rodada, a reação foi consolidada com vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, em casa. Com as derrotas do Sport para o Vitória e do Atlético-GO para o Mirassol, o Vila Nova subiu mais duas posições e entrou no G-4 a uma rodada do fim. Porém, com a derrota para o ABC o Tigrão caiu quatro posições na tabela e terminou o Campeonato Brasileiro em oitavo, com 61 pontos.

Derrota para o ABC deixou o Tigre fora da Série A

Alexandre Lago

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui