Contribuintes já podem consultar lote residual de restituição do IRPF 2023; veja o passo a passo
Meu Imposto de Renda, clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Em Rondônia, quase 3 mil contribuintes serão contemplados com o lote residual do mês de novembro de 2023. Os contribuintes já podem consultar o lote residual de restituição do Imposto de Renda (IRPF) de novembro de 2023. Em Rondônia, cerca de três mil contribuintes receberão um total de R$ 7.904.021,03.
IRPF Lote residual
Reprodução EPTV
Segundo a Receita Federal, a restituição será depositada diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda ou por meio de chave PIX. Caso o valor não seja depositado, por problemas como a desativação da conta, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Caso a restituição não seja resgatada no prazo de um ano, é necessário solicitar pelo Portal e-CAC, que está disponível no site da Receita Federal, na seção Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda, clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Passo a passo de como realizar a consulta
Acesse página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal);
Faça login com seus dados pessoais (número do CPF e data de nascimento);
Selecione a opção "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição".
A página fornece guias e opções para uma consulta simplificada ou detalhada, incluindo o extrato de processamento no e-CAC.
Em caso de pendências, é possível corrigir a declaração através da opção 'retificação'.
Além da página online há também um aplicativo para tablets e smartphones que é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Fonte: G1 RO