Técnico argentino ex-River Plate comenta sobre acerto com novo clube, que pode ser adversário do Fluminense: "Me incentivaram com um grande projeto" O técnico Marcelo Gallardo, de 47 anos, viajou no começo da tarde deste sábado para a Arábia Saudita, onde vai assinar contrato com o Al-Ittihad. O ex-River Plate confirmou o acerto com a nova equipe, que pode ser adversária do Fluminense no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro. O treinador comentou sobre a competição.
Gallardo atende fãs antes de embarcar para Arábia Saudita e assumir Al-Ittihad
Veja a tabela do Mundial de Clubes
Discussão com Benzema motivou demissão de técnico anterior
"Temos um belo desafio que é o Mundial de Clubes, que nos testa rapidamente. Isso é bom", declarou Gallardo.
– Tive um ano bastante tranquilo, por isso voltar à ativa com entusiasmo é o que espero fazer. Estamos ansiosos por isso. Muitos desejam viver esta experiência totalmente diferente de todas as outras – declarou o treinador, em entrevista a jornalistas argentinos no embarque em Buenos Aires.
Segundo a imprensa argentina, Gallardo deve assinar contrato até junho de 2025 com o Al-Ittihad, com opção de renovação por mais dois anos. Ele estava sem clube desde o fim do ano passado, quando deixou o River Plate após oito temporadas e meia e 14 títulos conquistados.
O treinador tinha a intenção de acertar com uma equipe europeia e recusou convites de times como Lyon, Olympique de Marselha e Sevilla. Ele deve ser um dos técnicos mais bem pagos do planeta, atrás somente de Pep Guardiola, do Manchester City, e Diego Simeone, do Atlético de Madrid. Questionado sobre a decisão de assumir o Al-Ittihad, Gallardo citou o desafio de trabalhar em um futebol em evolução.
– É uma decisão que tomei com base em questões que têm a ver com assuntos pessoais. Há muito a desenvolver, me incentivaram com um grande projeto de desenvolvimento em um local que ainda está com uma certa virgindade. Um mercado que me abre um pouco a mente para algo diferente, que me motiva, me projeta neste tempo que quero voltar a trabalhar e bem... Embarquei neste desafio que é uma descoberta total para mim e para toda a minha equipe – analisou.
Veja a estátua de Marcelo Gallardo no Monumental de Núñez
Gallardo assume o lugar do português Nuno Espírito Santo, que foi campeão saudita pelo Al-Ittihad na temporada passada. O ex-treinador de Porto, Tottenham e Wolverhampton foi demitido após início ruim em 2023/24 e uma discussão com o craque Karim Benzema.
O próximo jogo do Al-Ittihad é no dia 24 de novembro, depois da Data Fifa, contra o Al-Ettifaq, time treinado por Steven Gerrard. O clube de Benzema, Kanté e Fabinho é só o quinto colocado no Campeonato Saudita, com 24 pontos, nove a menos que o líder Al-Hilal.
Atual campeão saudita, o Al-Ittihad estreia no Mundial de Clubes no dia 12 de dezembro, em sua cidade, Jidá, contra o Auckland City. Quem passar do confronto pega o Al-Ahly, do Egito. O vencedor da chave encara o Fluminense na semifinal.