Líder do returno, Galo está a cinco pontos do topo da tabela; ao fim da 17ª rodada, 22 pontos separaram o Alvinegro da primeira posição Ao fim da 17ª rodada, o Atlético-MG amargava oito jogos seguidos sem vencer com Luiz Felipe Scolari, então em começo de trabalho. Era o 13ª colocado, com 21 pontos, a 22 do líder Botafogo, a 10 do G-4. Agora, o time chega à 35ª rodada a cinco pontos do topo da tabela. É o quinto, com 57 pontos, a dois do quarto lugar.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do Galo! Clique aqui e siga o ge Atlético no Whatsapp
Atlético desiste de Gustavo Scarpa e tem interesse em Mastriani
Mais notícias do Atlético
Paulinho, do Atlético, é alvo de intolerância religiosa após estreia pela seleção brasileira
Atlético tem interesse em Mastriani, artilheiro do América-MG
Nessa caminhada da reação, o Galo tirou 17 pontos de distância da liderança, atualmente ocupada pelo Palmeiras, com 62 pontos - o Botafogo, que entrou em queda livre, tem 60, mas um jogo a menos. E, principalmente, colou no G-4, vaga que se tornou o principal objetivo do clube.
O desempenho do Botafogo é decisivo para essa reaproximação do Atlético da ponta do Brasileiro. Mas o Galo também fez a parte dele para encostar na zona de classificação direta à fase de grupos da Libertadores. É a equipe de melhor campanha no returno.
A arrancada alvinegra sob o comando de Felipão começa na 18ª rodada. No Morumbi, o time venceu o São Paulo por 2 a 0. Desde então, foram 11 vitórias e três empates em 17 partidas. Ou seja, apenas três derrotas.
Arana e Hulk marcam em vitória do Atlético-MG sobre Goiás
Pedro Souza / Atlético-MG
Triunfos importantes contra rivais da parte de cima da tabela para tirar a diferença de pontos (Palmeiras, Botafogo, Bragantino), mas também três derrotas lamentadas para adversários que lutam contra o rebaixamento (Vasco, Coritiba e Cruzeiro).
Entre os fatores que se destacam para o Atlético se recolocar na briga pelas primeiras posições está o desempenho da dupla de ataque Paulinho e Hulk, decisivos na maioria das vitórias. Autores de 20 dos 24 gols no período de reação. E também a solidez defensiva. O Galo de Felipão tem a melhor defesa do campeonato, com apenas 27 gols sofridos.
Evolução do Galo na tabela após 17ª rodada
CBF
Na próxima rodada, o Atlético enfrenta o Grêmio, dia 26, na Arena MRV. É confronto direto. Se vencer, o Galo entra no G-4. Depois, os rivais são Flamengo (fora), São Paulo (casa) e Bahia (fora).
Arrancada do Atlético no Brasileiro
17 jogos - 11 vitórias - 3 empates - 3 derrotas
Classificação após a 17ª rodada
1 - Botafogo - 43 pontos
2 - Flamengo - 31
3 - Grêmio - 31
4 - Palmeiras - 31
5 - Fluminense - 28
6 - Bragantino - 28
13 - Atlético - 21
Classificação após a 34ª rodada
1 - Palmeiras - 62 pontos
2 - Botafogo - 60 (33 jogos)
3 - Grêmio - 59
4 - Bragantino - 59 (33 jogos)
5 - Atlético - 57
6 - Flamengo - 57 (33 jogos)
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
t
???? Ouça o podcast ge Atlético ????