Tricolor tem seis derrotas e um empate na casa do adversário Após deixar de somar cinco pontos na Arena Fonte Nova, o Bahia precisa de uma rápida recuperação para ganhar fôlego na luta contra o rebaixamento. O problema, no entanto, é que o Tricolor jamais venceu o Corinthians, seu próximo adversário, nos jogos disputados na Neo Química Arena. A partida foi antecipada e será realizada no dia 24, uma sexta-feira, às 21h (de Brasília), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Bahia precisa "secar" o Cruzeiro para não entrar no Z-4 nos próximos dias
O aproveitamento do Tricolor no novo estádio corintiano é de 4,7%. Em sete partidas disputadas, o time baiano empatou uma e perdeu todas as outras.
Além disso, são cinco derrotas consecutivas no histórico recente. No total, o time da casa marcou 17 gols no Tricolor, que balançou as redes em seis oportunidades.
+ Luta por título, Z-4 e "de férias": veja a situação dos adversários finais do Bahia na Série A
Corinthians x Bahia na Neo Química Arena:
? Corinthians 3 x 0 Bahia - jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2014;
????????????????? Corinthians 1 x 1 Bahia - 15ª rodada do Brasileirão 2014;
? Corinthians 3 x 0 Bahia - 9ª rodada do Brasileirão 2017;
? Corinthians 2 x 1 Bahia - 31ª rodada do Brasileirão 2018;
? Corinthians 2 x 1 Bahia - 20ª rodada do Brasileirão 2019;
? Corinthians 3 x 2 Bahia - 11ª rodada do Brasileirão 2020;
? Corinthians 3 x 1 Bahia - 24ª rodada do Brasileirão 2021.
Em entrevista coletiva na última quinta-feira, o atacante Luciano Juba disse que o caminho para o Bahia quebrar esse jejum no estádio corintiano é se preparar bem e manter o foco no jogo.
- A gente sabe que vai ser um jogo bastante difícil lá em Itaquera, contra o Corinthians, equipe bem qualificada. Mas não tem segredo, trabalhar, focar no dia a dia, nessa preparação para chegar lá e dar o nosso máximo, fazer um grande jogo. A gente sabe que necessita muito fazer um grande jogo lá e conseguir um triunfo que será muito importante nessa reta final do Campeonato.
Thaciano busca fazer o Bahia voltar a vencer
Letícia Martins / EC Bahia / Divulgação
O histórico é ruim, mas o Bahia precisa de pontos para confirmar a permanência na elite, uma vez que o Cruzeiro possui dois jogos a menos, que serão disputados nesta data Fifa. O Tricolor é o 16º colocado, com 38 pontos, seguido da Raposa, que abre a zona de rebaixamento, com 37.
+ Sob risco de entrar no Z-4 durante data Fifa, Bahia encara maior jejum de vitórias com Rogério Ceni
Até o final do Brasileirão, o Bahia terá três outros desafios além do Corinthians, contra São Paulo, América-MG e Atlético-MG.
Corinthians x Bahia, 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Quando: sexta-feira, 24 de novembro;
Onde: Neo Química Arena, São Paulo;
Horário: 21h (de Brasília);
Bahia x São Paulo, 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Quando: quarta, 29 de novembro;
Onde: Arena Fonte Nova, Salvador;
Horário: 19h (de Brasília)
América-MG x Bahia, 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Quando: a definir
Onde: a definir
Horário: a definir
Bahia x Atlético-MG, 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Quando: a definir
Onde: Arena Fonte Nova
Horário: a definir
Histórico de Ceni é equilibrado
Rogério Ceni busca quebrar tabu com o Bahia
Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Dentro de campo, Rogério Ceni fez história como goleiro goleador e teve como uma das vítimas o Corinthians. Agora, como técnico, o ídolo do São Paulo tem retrospecto equilibrado diante do clube paulista. Em 14 jogos contra o Timão, o treinador tricolor venceu quatro, empatou cinco e perdeu cinco.
A última derrota de Ceni para o Corinthians foi como comandante do São Paulo, por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista deste ano. O último resultado positivo foi no ano passado, já como treinador da equipe do Morumbi, também por 2 a 1 e pelo estadual.
Para quebrar o tabu contra o Corinthians, Rogério Ceni vai contar com o retorno de Camilo Cándido, que cumpriu suspensão na última partida. Por outro lado, Everaldo e David Duarte estão fora, já que receberam o terceiro cartão amarelo.
+ Novo centroavante, três zagueiros... Ceni vive dilema no Bahia antes de pegar o Corinthians