Atacante abriu o placar na final contra o Boca Juniors e foi decisivo também nos títulos dos Campeonatos Cariocas de 2022 e 2023 A conquista do título da Conmebol Libertadores não deu apenas a glória eterna ao Fluminense de Cano e companhia. O gol marcado pelo argentino, que abriu o placar no Maracanã, fez com que Germán Cano se isolasse como o maior artilheiro do clube em jogos que valeram o título para o clube.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
Aos 39 min do 1º tempo - GOL! Keno tabela com Arias pelo lado direito e cruza rasteiro na marca do pênalti para Cano abrir o placar no Maracanã
+ Marcelo, do Fluminense, posta emoji de risada após derrota do Botafogo
Além do gol que tirou o zero na decisão com o Boca Juniors, o camisa 14 do Fluminense marcou cinco vezes em outras duas decisões: os campeonatos cariocas de 2022 (três vezes) e 2023 (duas vezes). Os dados foram retirados do perfil Flupedia e confirmados pelo Fluminense.
O gol de Cano no último dia 4 de novembro fez o artilheiro argentino se isolar como maior artilheiro em finais (ou jogo que valesse título) pelo Fluminense.
+ Fluminense pinta estádio das Laranjeiras com "Campeão da Libertadores 2023"; veja
Os gols de Cano para o Fluminense nas fases decisivas do Campeonato Carioca 2022
+ Felipe Melo revela ter jogado final pelo Fluminense com "perna aberta em 2cm"
Fluminense 4 x 1 Flamengo | Gols do jogo | Jogo 2 da final do Campeonato Carioca 2023
+ Flamengo e Fluminense anunciam renovação da gestão do Maracanã e criticam o Vasco
Os gols de Cano o fizeram deixar para trás três jogadores marcantes para o Fluminense: Welfare, Ézio e Fred.
Henry Welfare nasceu em Liverpool, na Inglaterra, se naturalizou brasileiro e foi um dos primeiros ídolos do Fluminense, além de ser um dos maiores artilheiros da história do clube. Welfare foi tricampeão carioca pelo Flu nos anos de 1917, 1918 e 1919. Ele marcou nas partidas decisivas nos três anos: três contra o Andaraí, depois um diante do Mangueira e um contra o Flamengo.
O atacante inglês marcou 161 gols entre 1913 e 1924 e é o maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Logo atrás está Russo, com 155, tendo jogado entre 1933 e 1944. O terceiro colocado é Germán Cano, com 81 gols em duas temporadas.
+ Vélez divulga que camisas do Fluminense apreendidas pela polícia na Argentina serão devolvidas
Welfare, maior artilheiro estrangeiro da história do Fluminense
Flu-Memória
+ Calegari volta ao Fluminense e ficará à disposição da comissão técnica em 2024
Ézio também marcou em três finais na década de 90. O "Super" Ézio marcou três vezes nos dois jogos da final do Campeonato Carioca de 1991, mas isso não foi suficiente para conquistar o título diante do maior rival. Ele marcou o primeiro gol no empate em 1 a 1 e os outros dois na derrota por 4 a 2.
Nas três decisões em que Ézio marca os gols, o Fluminense não foi campeão. Além dos três na final do Carioca de 91, o atacante também deixou o dele uma vez contra o Internacional na Copa do Brasil de 1992 e contra o Vasco no Estadual de 1993.
+ Entenda como o Fluminense vai usar o Brasileirão para se preparar para o Mundial
Top 5: os gols mais bonitos de Ézio, pelo Fluminense
+ Fluminense no Mundial: ingressos "gerais" da semifinal esgotam antes que os do Manchester City
Por fim, outro que o argentino deixou para trás foi o centroavante titular antes de Germán Cano. Fred marcou cinco gols em quatro decisões diferentes. O primeiro deles não traz uma boa lembrança, já que foi na final da Sul-Americana, contra a LDU, em 2009, logo na primeira temporada.
O segundo gol em decisão não foi exatamente em uma final. Mas sim na rodada em que o Fluminense foi tetracampeão brasileiro, em 2012, contra o Palmeiras.
+ Papa Francisco é presenteado com camisa e flâmula do Fluminense por padre carioca
Os gols de Palmeiras 2 x 3 Fluminense pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012
+ Leia mais notícias do Fluminense
Além dos gols pelo título Brasileiro, Fred marcou mais duas vezes. Em 2012 foi campeão em cima do Botafogo pelo Campeonato Carioca e em 2021 deixou o dele diante do Flamengo, mas terminou com o vice-campeonato.
???? Ouça o podcast ge Fluminense ????
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv