Altas temperaturas são reflexo de uma onda de calor que atinge todo o país. Sol e calor
Reprodução/TV Globo
O Brasil está enfrentando uma intensa onda de calor e diversas cidades estão enfrentando temperaturas elevadas. Em Porto Velho, no dia mais quente do ano os termômetros registraram 37°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Inmet, no dia 27 de agosto, a estação automática da capital registrou uma máxima de 37,6°C por volta das 17h. No dia seguinte, a temperatura no mesmo horário chegou a 37,5°C, o que se aproxima do recorde do ano.
A maior temperatura já registrada na cidade foi há mais de 50 anos, em 16 de agosto de 1969, quando os termômetros atingiram 40,9ºC.
E tanto calor assim não é motivo de surpresa para quem reside em Porto Velho, já que entre os meses de julho, agosto e setembro, o Norte do país vive na estação conhecida como 'Verão Amazônico'.
Os meses de julho, agosto e setembro são conhecidos pelo calor intenso característico do "Verão Amazônico". Ou seja, enquanto o restante do país enfrenta o inverno, os nortistas lidam com as consequências de outra "estação".
Previsão do tempo
O município de Porto Velho deve registrar pancadas de chuvas isoladas na tarde desta quarta-feira (4),segundo previsão da Proteção da Amazônia (Sipam).
De acordo com informações, durante a quarta-feira o céu da capital e de diversas cidades do estado variam de parcialmente nublado com possibilidade de chuvas. As temperaturas continuam elevadas e as máximas chegam a 39°C.
Veja máximas e mínimas nesta quarta-feira em cidades de Rondônia:
Previsão do tempo para cidades de RO