Fiscalizações foram feitas em diferentes dias e horários. Duas unidades da capital vinham recebendo reclamações de pacientes desde o ano passado, principalmente pela demora no atendimento. MP-RO encontra irregularidades em unidades de saúde de Porto Velho
Uma inspeção do Ministério Público de Rondônia (MP-RO) encontrou irregularidades na Policlínica Ana Adelaide e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste de Porto Velho.
Segundo o MP, as fiscalizações foram feitas em dias e horários diferentes. O objetivo foi verificar principalmente os plantões das equipes das unidades, "com checagem no cumprimento das escalas de médicos, enfermeiros, técnicos e demais servidores".
A Policlínica Ana Adelaide e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) são as unidades que mais recebiam reclamações de moradores, principalmente pela demora no atendimento.
"Desde o ano passado vínhamos recebendo um número muito grande de reclamações com relação a dispensação de serviços, a qualidade de serviços prestados. Nós começamos fazendo levantamento de dados, reuniões com direção e solicitações de informações e documentos. Recentemente a gente entendeu que era o caso de emitir uma ordem de emissão para verificação in loco acerca do cumprimento das escalas de plantões de plantões por parte dos profissionais das unidades", afirma a Promotora de Justiça, Rosângela Marsaro Protti.
Ainda conforme Rosângela, nem sempre a fiscalização do MP-RO encontrou toda a equipe de saúde escalada para o plantão.
"Pegamos servidores chegando atrasados, unidades lotadas porque os servidores não estavam em seus postos de saúde de forma adequada. Isso precisa ser corrigido", afirma.
Segundo o MP-RO, um relatório sobre a fiscalização será enviado para a Promotoria da Saúde, que vai definir se adotará providências, incluindo a cientificação à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam feitas as ações de melhorias.
À Rede Amazônica, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho informou ter conhecimento da vistoria feita pela promotoria de justiça. O município ainda afirmou que vai emitir parecer apenas após receber o relatório das diligências.