Matemático afirma que o Coelho necessita somar, pelo menos, mais 25 pontos nas últimas 14 rodadas do Campeonato Brasileiro para diminuir a chance de voltar à Série B em 2024 O América-MG chega para o clássico deste domingo, às 16h, no Mineirão, com uma única responsabilidade: vencer o Cruzeiro. Com 94,6% de chances de rebaixamento, o Coelho não pode deixar pontos escaparem pelo caminho para se manter na elite do futebol nacional.
Cruzeiro x América-MG: saiba tudo sobre o jogo da 25ª rodada do Brasileirão Série A 2023
+ Notícias do América
+ Juninho admite erro e pede desculpas a árbitro
+ América fecha oficialmente 1º turno com a pior defesa da história dos pontos corridos
O Departamento de Matemática da UFMG fez as contas e apontou a pontuação que o América precisa atingir para tentar fugir do retorno à Série B.
Faltando 14 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro 2023 e com 42 pontos a serem disputados, o América, segue na vice-lanterna da tabela, com 17 pontos ganhos depois de 24 jogos.
Fabián Bustos, técnico do América-MG vai disputar o primeiro clássico estadual neste domingo
Jorge Rodrigues/AGIF
Segundo a análise do professor e matemático Gilcione Nonato Costa, desses 42 pontos que estão em jogo até a 38ª rodada, o cenário ideal para o América é conquistar 26 deles e assim encerrar o campeonato com 43 pontos. Nesse panorama, o Coelho diminuiria a probabilidade de rebaixamento para 12,5%.
Caso termine o Brasileirão com 42 pontos - somando 25 até o final - a chance de rebaixamento vai ser de 29%. Se conquistar 24 pontos e chegar a 41 no fim da disputa, a probabilidade do descenso será de 49,3%.
De acordo com as contas da UFMG, o América precisa aumentar bastante o aproveitamento nas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.
Para Gilcione, o Coelho necessita de um rendimento próximo a 62%, até o fim da competição. Esse desempenho supera, por exemplo, à campanha de momento do Palmeiras, atual vice-líder da tabela.
O rendimento de G-2 necessário para o América fugir da degola tem início neste domingo. Vencer o clássico é fundamental para o time de Bustos manter a sobrevida na competição e iniciar a soma de pontos a fim de evitar o rebaixamento.
Treino do América-MG no CT Lanna Drumond
Mourão Panda/América
Para o clássico, Fabián Bustos tem o retorno do lateral-esquerdo Danilo Avelar e do atacante Everaldo. Os dois cumpriram suspensão na partida diante do Vasco e estão à disposição do técnico para enfrentar o Cruzeiro.
Liberados do departamento médico, Paulinho Boia, Renato Kayzer e Alê também podem ser utilizados. Marcinho e Matheusinho seguem na transição, enquanto Wanderson e Matheus Henrique estão lesionados.
Iago Maidana e Felipe Azevedo estão fora do jogo deste domingo por receberem cartão vermelho direto, no última partida contra o Vasco. Martínez também é desfalque por time, pelo terceiro amarelo.
Assista: tudo sobre o América-MG no ge, na Globo e no Sportv