Cartões recebidos por Samuel Xavier e o gol anulado de Gabriel Mercado foram questionados pelos clubes Após Fluminense e Internacional promoverem reclamações públicas quanto a arbitragem do jogo de ida da semifinal da Conmebol Libertadores, o comentarista Paulo César Oliveira concordou com as decisões de Dario Herrera e do VAR. Ao ge, ele analisou os lances em questão. Em especial, os cartões recebidos por Samuel Xavier e o gol anulado de Gabriel Mercado.
Fluminense 2 x 2 Internacional - Melhores momentos - Semifinal da CONMEBOL Libertadores 2023
O primeiro lance é sobre uma possível falta de Enner Valencia em Nino, na jogada que originou o primeiro cartão de Samuel Xavier, que acabaria expulso. Fernando Diniz questionou a arbitragem na coletiva, mas PC Oliveira concordou com a decisão.
— A disputa entre o Enner Valencia e o Nino foi normal. Os dois cartões aplicados ao Samuel Xavier foram corretos. No primeiro lance, ele não disputou a bola, foi só no corpo do Valencia e impediu um ataque promissor. No segundo, ele entrou de maneira temerária. Quando o jogador está distante da bola e se projeta daquela maneira, assume o risco. Ele chegou atrasado e não tocou na bola. Portanto, a expulsão por dupla advertência foi correta.
Samuel Xavier, do Fluminense, reclama expulsão contra o Internacional
Alexandre Loureiro/AGIF
A Conmebol publicou na manhã desta quinta-feira, a análise do lance em que o gol de Gabriel Mercado é anulado no jogo entre Fluminense e Internacional por toque de mão. A opinião de PC Oliveira vai de encontro com a dos árbitros.
— No lance do Mercado o VAR interveio corretamente. De acordo com a regra, quando a bola toca na mão ou no braço do jogador, antes de entrar na meta, mesmo que seja acidentalmente, o gol deve ser anulado.
Mercado lamenta gol anulado em Fluminense e Internacional
André Durão
Já sobre Germán Cano e Rômulo, onde os jogadores do Internacional pediram o cartão vermelho do atacante do Fluminense, o amarelo foi bem assinalado.
— O Cano e o Romulo se estranharam. Na minha avaliação o amarelo foi bem aplicado. Não houve contato pleno, com força excessiva — afirma PC.
Expulsão ou escalação? O que condiciona o jogo? veja debate no ge Fluminense
Por fim, os jogadores do Fluminense reclamaram dos acréscimos do primeiro tempo. O árbitro assinalou três minutos de acréscimo, mas o lateral-direito Hugo Mallo, do Internacional, marcou aos 49.
- De acordo com a Regra, o quarto árbitro indica no último último minuto de cada período, o tempo mínimo a ser jogado. A indicação de mais minutos de acréscimo é uma orientação específica nas competições da CBF. Após ser expulso, o Samuel Xavier levou um tempo para sair do campo de jogo.
As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, pela partida de volta das semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de uma vitória para se classificar à final da competição. Com um empate, as equipes decidem a vaga nos pênaltis. Qualquer derrota para o Internacional, elimina o Tricolor do torneio.
+ ?Clique aqui para seguir o novo canal ge Fluminense no WhatsApp
+ Leia mais notícias do Fluminense
???? Ouça o podcast ge Fluminense ????
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv